Imagem por @fabrikasimf / freepik

Bitcoin é uma moeda digital descentralizada que também serve como reserva de valor. Ao contrário das transações de dinheiro fiduciário que normalmente envolvem intermediários, as transações de Bitcoin ocorrem no blockchain sem terceiros, por exemplo. bitcoin360aibrazil.com . Além disso, os usuários de Bitcoin se identificam principalmente por meio de endereços públicos, que não revelam muitas informações pessoais, pois podem até conter pseudônimos.

A Bitcoin é uma moeda baseada em tecnologia que funciona em uma rede peer-to-peer, tornando extremamente difícil para terceiros e usuários espionar as transações de outras pessoas. Além disso, as transações de Bitcoin são irreversíveis. Esses atributos impactam a maior segurança e privacidade da rede Bitcoin, fazendo com que a maioria das pessoas acredite que ela é indetetável. 

Os criminosos cibernéticos tiraram proveito dessas disposições e do conhecimento inadequado do público em geral sobre criptomoedas para utilizar a Bitcoin em várias atividades ilegais, incluindo fraude e lavagem de dinheiro. Entretanto, existem hoje várias maneiras de rastrear as transações de Bitcoin. É por isso que as autoridades de aplicação da lei rastrearam e apreenderam com sucesso diversas atividades ilegais relacionadas com a Bitcoin. 

Rastreando transações Bitcoin

De acordo com o site oficial desta plataforma de criptomoedas, a Bitcoin confirmou uma média de 10 milhões de transações mensais a partir de 2020. Esse número aumentou significativamente hoje à medida que muitos investidores institucionais, comerciantes e indivíduos correm para adquirir um pedaço de Bitcoin. Embora as transações sejam visíveis no livro razão da blockchain, os dados não revelam as identidades reais dos usuários. As seguintes são algumas das formas de rastrear as transações Bitcoin. 

Prestadores de serviços

A Bitcoin tem inspirado vários negócios baseados em criptomoedas, conhecidos como Virtual Asset Service Providers (VASPs). Esses negócios servem principalmente como mercados onde as pessoas compram e vendem criptomoedas, mas também processam transações Bitcoin em nome de outras empresas e indivíduos. Alguns também fornecem carteiras de criptomoedas e serviços de gerenciamento de ativos virtuais. 

Embora alguns VASPs sejam descentralizados, muitos são centralizados e implementam as regras Know Your Customer (KYC). Isso torna imperativo que as empresas e indivíduos forneçam suas identidades reais antes de utilizar esses VASPs para enviar, receber, gastar e armazenar a Bitcoin. Os prestadores de serviços podem então usar essas informações para vincular os endereços públicos e transações dos usuários de Bitcoin às suas identidades do mundo real. 

Leia +: As 4 melhores criptomoedas para investir em 2023

Explorador de Blockchain

Os exploradores de blockchain também podem permitir que você rastreie as transações de Bitcoin. Eles são eficazes porque a Bitcoin também utiliza a tecnologia de blockchain para verificar e validar transações em um livro contábil digital público. Existem várias plataformas para copiar e colar o endereço Bitcoin específico para rastrear detalhes transacionais.

Os exploradores de blockchain utilizam principalmente algoritmos sofisticados para rastrear o fluxo de dinheiro na blockchain. A Bitcoin mantém um registro preciso e abrangente de todas as transações realizadas através da rede desde seu início, tornando possível rastrear rastros de dinheiro. 

Muitos exploradores de blockchain começarão por encontrar todas as transações Bitcoin relacionadas com o endereço público em questão. Utilizando APIs, o explorador listará todos os endereços de origem e destino que enviaram ou receberam Bitcoin daquele endereço. Alguns hackers geralmente utilizam múltiplas carteiras intermediárias, criando uma rede complexa que levaria várias horas para ser rastreada.  

Os exploradores de blockchain, como o Bitquery explorer, fornecem ferramentas visuais para ajudar os usuários a entender rapidamente o dinheiro. Eles também oferecem alternativas para identificar padrões na blockchain, criando clusters que podem ser analisados para determinar serviços de pagamento, custodiantes e outros VASPs. 

Desafios para o rastreamento da Bitcoin 

Embora a Bitcoin seja rastreável, não é tão simples quanto alguns pensam. Por exemplo, a Bitcoin permite aos usuários criar e processar fundos através de carteiras intermediárias, escondendo suas identidades do mundo real. Além disso, serviços como misturadores também aumentam a privacidade, permitindo que maus atores misturem fundos suspeitos com dinheiro legítimo, tornando extremamente difícil rastreá-los. Existem também VASPs não regulamentados que os criminosos podem usar para processar fundos ilícitos sem serem detectados. 

A Bitcoin aumentou a privacidade e a segurança da rede para proteger os dados e fundos dos usuários. No entanto, as transações são rastreáveis. 

O post O bitcoin é rastreável? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui