O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal de Lavras, em São Sebastião do Paraíso (MG), conta agora com uma esfera empreendedora: o Projeto de Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei). A iniciativa é voltada à capacitação de professores e estudantes nas temáticas do empreendedorismo e inovação. Na prática, o projeto busca desenvolver nos acadêmicos as competências empreendedoras necessárias para inserção no mercado de trabalho.

A professora Raíssa Bárbara, coordenadora do projeto, comenta que a ação resulta do edital lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo de Minas Gerais. As bolsas para os estudantes terão a duração de 12 meses, condicionadas a uma avaliação de cumprimento do Plano de Trabalho após seis meses da vigência do Projeto e consequente aprovação para o segundo semestre. “Nosso plano é iniciar as atividades fazendo um diagnóstico do empreendedorismo e inovação em Sebastião do Paraíso e, ao longo do ano, pretendemos desenvolver eventos e estimular os alunos para a criação de empresas juniores”, comenta Raíssa. O professor Leonilson Herval, vice-coordenador do projeto, acrescenta que a ideia é aproximar a academia do ambiente empresarial.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, avalia que a inclusão do empreendedorismo e da inovação na grade dos conteúdos programáticos das universidades brasileiras representa um importante avanço para a formação dos estudantes e professores. “O desenvolvimento de competências empreendedoras nos jovens, bem como nas crianças do ensino médio e fundamental, é importante para o aprimorar características como liderança, capacidade de organização e planejamento, entre outras”, comenta Melles.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui