Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O ex-deputado Daniel Silveira foi preso na manhã desta quinta-feira (02), no Rio de Janeiro por descumprir medidas cautelares.

Daniel Silveira foi detido na cidade de Petrópolis, ele já havia sido preso no começo do ano de 2021, quando divulgou um vídeo contendo ameaças contra ministros do Supremo Tribunal Federal.

Daniel Silveira se candidatou ao Senado pelo Rio de Janeiro em outubro, recebeu um 1,5 milhão de votos, mas não se elegeu, e com isso acabou perdendo o foro privilegiado quando os novos parlamentares tomaram posse.

Silveira responde por ações na justiça depois de declarações defendendo o ato institucional número 5, editado em 13 de dezembro de 1968, um dos atos institucionais da ditadura militar.

Ele também está incluído no inquérito dos atentados contra a democracia de 8 de janeiro. Durante a prisão, foi também aprendido um alto valor em dinheiro na casa do ex-deputado, a questão ainda está sendo monitorada.

Leia Também: Presidência da Câmara: Arthur Lira é reeleito com a maior votação

Descumprimento de medida cautelar

Esta decisão está ligada aos descumprimentos do uso de tornozeleira eletrônica. Segundo apurações essa prisão foi então determinada pelo STF em razão desse comprimento e também da proibição de uso de redes sociais.

No ano passado o Supremo Tribunal Federal condenou o deputado a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, por 10 votos a 1, os ministros responsabilizaram Silveira por atos antidemocráticos e ataques às instituições de estado, entre elas a mais alta corte, cujos membros foram alvos de insultos e ameaças.

A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator do processo, Alexandre de Moraes, que pediu também a aplicação de uma multa de 192 mil reais.

O único voto para absolver Silveira foi de kassio Nunes Marques, um dos ministros indicados pelo presidente Jair Bolsonaro.

Leia Também: Presidência do Senado: Rodrigo Pacheco é reeleito com 49 votos

Senador Marcos do Val renuncia 

O senador Marcos do Val do Podemos, foi acusado de traição pela base bolsonarista, durante a madrugada dessa quinta-feira, ele publicou um vídeo nas redes sociais acusando o presidente Jair Bolsonaro de tentá-lo convencer a dar um golpe de estado.

Segundo o senador o caso foi denunciado, Marcos do Val também escreveu numa rede social que está imediatamente renunciando ao mandato para deixar a política, e voltar a morar nos Estados Unidos.

Tudo aconteceu, nessa última noite, quando Marcos do Val se envolveu em discussões com integrantes do MBL e apoiadores, depois de cumprimentar com um abraço o presidente eleito do Senado Rodrigo Pacheco, do Val apoiava o candidato Rogério Marinho da oposição.

 

O post Ex-deputado Daniel Silveira é preso no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui