O ministro da justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou a ampliação da presença da polícia federal e da Força Nacional em Roraima ao longo dessa semana.
Dino usou as redes sociais exatamente para avisar essa ação do Governo Federal para ajudar os povos Yanomami, ele disse está dando cumprimento ao decreto do presidente Lula, com isso ele determinou a ampliação da presença da polícia federal e da Força Nacional em Roraima ao longo desta semana.
O ministro ressalta que é necessário que a desintrusão das terras indígenas ocorra em paz e sem conflitos. Vale lembrar que desde a crise humanitária que foi instalada nesta região dos povos yanomamis, os garimpeiros tem se retirado.
Leia também: Três yanomami foram assassinados por garimpeiro em Roraima
Saída dos garimpeiros
Neste fim de semana vários garimpeiros deixaram a região, a polícia federal e a Força Nacional também serão enviadas para as terras justamente para ajudar a fazer com que a saída deles aconteça da melhor maneira possível.
A ministra dos povos indígenas Sônia Guajajara disse que garimpeiros estão deixando as terras em Roraima de forma espontânea, sem a necessidade da força policial.
Ainda segundo o governo de Roraima que já se manifestou disse que existe a movimentação dos barcos de garimpeiros, o êxodo de barcos foi muito grande, ou seja, muitos já saíram.
O governador Antônio denarum pediu ajuda ao Governo Federal para que essa saída seja feita da forma mais pacífica possível, e sem impedimentos.
O ministro José Múcio disse neste sábado que irá na quarta ou na quinta-feira até Roraima para poder acompanhar os trabalhos do governo nessa retirada dos garimpeiros nesse momento bastante delicado para a população Yanomami.
A ministra Sônia Guajajara falou nesta neste sábado, ela que esteve em Boa Vista e concedeu uma entrevista coletiva, e disse que o governo vai tirar cerca de 20.000 garimpeiros da terra Yanomami.
Leia também: STF investiga envio de Fake News sobre situação dos yanomami
Nova denúncia
Segundo uma nova denúncia do líder Júnior Yanomami, três indígenas da etnia foram assassinados por garimpeiros na região dentro da terra indígena, a polícia federal, o Ministério Público Federal e a Funai foram acionados para apoiar no resgate dos corpos segundo Líder indígena.
Um inquérito foi aberto na Polícia Federal para investigar crime de genocídio, e para a próxima quarta-feira está prevista mais uma ação contra o garimpo acompanhada pelo ministro da Defesa José Múcio e todos os comandantes das Forças Armadas.
Segundo a ministra Guajajara um hospital de campanha vai ser construído para atender os indígenas, nos últimos dias cerca de mil indígenas foram resgatados com quadros de pneumonia, desnutrição severa e malária.
O post Crise Yanomami: Dino anuncia reforço da PF e da Força Nacional contra garimpo apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui