Os consumidores que buscam alimentos mais saudáveis, produzidos de forma agroecológica e livres de defensivos químicos ganharam, em Natal, um ponto fixo para aquisição desses produtos com certificação orgânica. A Associação dos Produtores Orgânicos do Estado do Rio Grande do Norte (Apoern) passou a ser um dos permissionários do Mercado da Agricultura Familiar e, desde meados de janeiro, está comercializando a produção de frutas, legumes e hortaliças frescos dos 18 associados, que detêm esse certificado ou que estão em processo de obtenção do selo.

A entrada no mercado representa para o público uma nova opção de local de compra de alimentos do gênero e, para os agricultores, a abertura de um canal direto com o consumidor para escoamento do que é produzido no campo. Com essa aproximação, a expectativa é ampliar as vendas e estimular mais pessoas a optarem por esse tipo de comida mais saudável. “A ideia é que as pessoas venham e possam adquirir esses produtos facilmente com regularidade. Estamos trazendo para o mercado produtos diferenciados, alimentos livres de agrotóxicos e mais saudáveis. Nossa proposta é ofertar sempre alimento de boa qualidade com segurança, e as pessoas estão mais conscientes da importância desse compromisso”, argumenta o presidente da Aproern, Marcos Aurélio de Sena.

Os produtores ligados à Aproern contam com um espaço fixo para comercializar a produção orgânica

O Mercado da Agricultura Familiar funciona no prédio da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), que fica localizada no bairro de Lagoa Nova, na capital potiguar, e, no ano passado, foi que está sendo modernizada para virar o mercado, resultado da parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e o Governo do Estado pela SEDRAF, com a implementação de elementos que caracterizam o design social através do Projeto Lugares de Charme, que proporciona transformar e ressignificar as vidas e os lugares de artesãos, artistas e empresários, em um ambiente que alia cultura, artesanato, gastronomia regional e gêneros agrícolas.

Marcos Sena informa que o mix será ampliado com itens orgânicos processados

Com a chegada da Apoern, o Mercado da Agricultura Familiar aumentou a oferta de produtos disponibilizados ao público. No quiosque da associação, é possível encontrar uma variedade de mais de 30 itens da horticultura com selo de Orgânicos. Mas, de acordo com Marcos Sena, a intenção é ampliar o mix, comercializando também alimentos orgânicos processados.

“Inicialmente, estamos vendendo apenas os alimentos naturais perecíveis. Mas, deveremos mudar nos próximos meses para um box e, assim, introduziremos outros produtos processados, como goma de mandioca, cafés e cereais orgânicos”, informa.

 

Inserção dos orgânicos no mercado

Esse é um dos passos mais importantes dados pela associação, que conseguiu agregar produtores que estavam isolados em diferentes regiões e agora contam com um destino certo para o que é produzido. A Apoern reúne 30 produtores – incluindo agricultores familiares – dos municípios de São Miguel, Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró e de cidades localizadas na região da Grande Natal, tendo como finalidade se tornar uma central de negócios da produção de orgânicos do estado.

A associação foi idealizada em 2019 e juridicamente foi constituída no ano seguinte, contando com o suporte técnico do Sebrae-RN. “A associação é um instrumento coletivo que reúne os produtores orgânicos do estado para facilitar o processo de aquisição de insumos e sementes, além da comercialização de forma coletiva”, explica gestora do Projeto de Bioeconomia do Sebrae-RN, Sergina Fernandes Dantas.

Para constituição da associação, o Sebrae realizou um mapeamento dos produtores e disponibilizou consultorias para aqueles que almejavam passar por auditoria para conquistar o selo orgânico, além de oferecer suporte técnico para a formação da entidade e consultoria técnica e em gestão para a associação e produtores integrantes. “Estamos fazendo um trabalho para que os associados possam se preparar e se profissionalizar para atender, não somente o púbico consumidor local, mas também o mercado regional de forma mais competitiva e profissionalizada possível”, destaca Sergina Dantas.

 

Fonte: SEBRAE
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