A cultura organizacional é um conceito corporativo que rege todo o funcionamento e o clima de uma empresa. Trata-se do sistema de valores que orienta toda a equipe e é compartilhado por cada um no dia a dia empresarial.
Estabelecer a cultura organizacional na empresa é importante para guiar toda a equipe e criar uma identidade para aquele espaço.
Contudo, a implementação de uma cultura organizacional demanda ações práticas e o cumprimento de etapas.
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1. Definir princípios e posicionamento
Antes de mais nada, é preciso estabelecer os princípios que vão nortear a ação da sua empresa.
Aqui, defina missão, visão e valores. Esse tripé confere identidade e propósito para a operação e existência da empresa. Estabeleça também princípios que vão ajudar na tomada de decisões e outras questões que vão balizar ações.
Depois de documentar tudo, compartilhe as definições com os funcionários. É importante que eles façam parte de todas as etapas, já que eles são parte fundamental da organização.
2. Objetivos dos funcionários
Além de compartilhar os princípios com todos, é importante que novos colaboradores os recebam já no primeiro dia, para não haver frustração de expectativas. Tudo deve ser bem transparente.
Depois de todos os colaboradores estarem cientes do posicionamento e dos princípios da empresa, faça uma pesquisa sobre a perspectiva de cada um. Os objetivos dos funcionários devem ser condizentes aos da empresa. Então, marque conversas com algumas pessoas e abra espaço para dizerem o que acharam sobre essa questão.
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3. Regras do dia a dia
Deixe sempre claro quais as regras que regem a empresa. Nesse ponto, o funcionamento do banco de horas, com os horários estabelecidos e a modalidade de trabalho, deve estar transparente para todos. As informações a respeito de cada burocracia da empresa devem estar ao alcance dos funcionários para consulta no dia a dia.
4. Ações de aproximação da equipe
Promova ações que envolvam continuamente seus funcionários. Isso é muito importante para o engajamento e a sociabilidade de todos. Tais ações podem ser eventos sociais, mais ou menos formais, rituais, que podem ser de diferentes tipos, e comemorações especiais, como em datas temáticas e aniversários.
Todas essas aproximações devem ter em comum o compartilhamento dos valores da empresa e serem envoltas de uma boa comunicação interna, que, por sua vez, deve imprimir a cultura organizacional.
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5. Contratações e demissões
Os momentos de contratação e de demissão são pontos-chave para colocar em ação a cultura organizacional. Por configurarem processos burocráticos, as questões ligadas à cultura devem servir de auxílio para o tornarem mais fluidos e, muitas vezes, humanos.
Aqui, estabeleça diretrizes de ações, comunicação e padronização de tomadas de decisão, para nada ser arbitrário.
A contratação de pessoas, para além do processo em si, deve ser feita conforme os princípios da empresa. Os objetivos do candidato devem ser os mesmos da empresa. Por isso, identifique a cultura, as metas e o que motiva os entrevistados antes de contratá-los.
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Fonte: Jornal Contábil
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