O novo documento de identidade dos brasileiros, chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou para muitos, novo RG, foi lançado no país no início de 2022. Contudo, devido a alguns processos de atualização para emissão do novo documento, poucos estados começaram a emitir o documento no ano passado.
Nesse sentido, a emissão do novo documento de identidade passará a ser obrigatório a partir deste ano, contudo, com a obrigatoriedade da emissão do CIN neste ano, muitas informações acabam se desencontrando e deixando os brasileiros ainda mais confusos.
Dentre as dúvidas mais comuns quanto a nova carteira de identidade, uma das principais é quanto a troca do antigo modelo do RG, que a maioria das pessoas tem em mãos, pelo novo documento e quando essa troca passará a ser obrigatória.
- Leia também: 5 situações que podem bloquear seu CPF
O que é esse novo RG?
A nova Carteira de Identidade Nacional, também conhecida como novo RG, se trata de um novo documento de identificação nacional para os brasileiros, lançado no ano passado e começará a ser emitido por todos os estados a partir deste ano.
O novo documento substitui o atual número de RG pela numeração do CPF, que passará então a ser o único número de identificação dos cidadãos brasileiros.
O motivo para a troca da numeração do RG pelo CPF está em uma legislação antiga, onde cada estado brasileiro emite seu RG como seu próprio número de identificação.
Dessa maneira, o cidadão que tira a primeira via em um estado e posteriormente solicitar a segunda via em outro, passa a ter dois números diferentes de RG.
Assim, no geral é possível que cada cidadão tenha até 27 números de RG diferentes, o que é um grande retrocesso para a segurança da informação de todos os brasileiros.
Além da inclusão do CPF, o novo RG trará diversas como:
- Inclusão de QR Code para validação online e offline;
- Versão em física e versão digital acessada pela plataforma gov.br;
- Inclusão do código MRZ utilizado em passaportes.
A troca do documento será obrigatória?
Sim! Todo cidadão com até 60 anos deverá realizar a troca do documento, já pessoas acima dos 60 anos, o atual RG terá validade por tempo indeterminado.
Contudo, não é preciso ter pressa para trocar o RG, sua troca não será obrigatória a partir de março. Isso porque, o atual RG terá validade até 2032, onde somente após esse período é que o governo estará cobrando o novo documento.
Dessa forma, não será preciso alarde por parte dos cidadãos para realizar a troca do documento, afinal, restam ainda 9 anos para que os brasileiros troquem o documento com calma.
A notícia até março pode estar confundindo muita gente, pois, na verdade, os órgãos de identificação dos estados têm até o dia 6 de março para realizar a atualização dos seus sistemas para começar a emitir o novo RG.
Sendo assim, todos os cidadãos poderão pedir o novo documento após o dia 6 de março, contudo, o antigo modelo do RG ainda terá validade até 2032.
O post Novo RG será exigido a partir de março? Entenda a mudança apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui