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CMV é a sigla para Custo de Mercadoria Vendida. O empreendedor não deve, em hipótese alguma, confundir esta variável com o lucro ou outros dados, pois o Custo Mercadoria Vendida possui sua própria complexidade. Ele é importante para fazer a gestão do empreendimento de modo a administrar a lucratividade da operação.

O cálculo do CMV envolve uma série de fatores como o custo investido na aquisição de matérias primas, os serviços sobre produtos, o lucro nas vendas,  o capital investido, o custo dos produtos não vendidos, entre outros.

Assim, o CMV realiza o cálculo da venda de suas mercadorias levando em conta também o que não é vendido. Realizar este cálculo serve para que seus resultados sejam mais precisos. E, assim, você consegue tomar ações estratégicas mais efetivas na administração de uma empresa

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Por que aprender como calcular o CMV?

Um dos pontos mais importantes de aprender como calcular o CMV é identificar, contar e classificar os produtos que estão no estoque. Logo, os dados devem sempre ser atualizados.

Essa atividade é crucial para ter o controle das entradas e saídas de mercadorias, bem como facilitar o atendimento e separação dos pedidos dos clientes.

As matérias-primas para a produção de um produto ou do serviço representam outro ponto que precisa ser analisado e catalogado. Dessa forma, com esses dados atualizados, as chances de obter um resultado CMV correto são de 100%. Ademais, a possibilidade de ter uma visão ampla do que está faltando e permanecendo no estoque é quase certa.

Ao fazer o cálculo mensalmente, você tem acesso a um balanço geral das operações de vendas do negócio e do quanto é gasto para ele se manter. Assim, o CMV também contribui para uma gestão financeira mais assertiva.

Como calcular o CMV?

O cálculo do CMV pode ser feito de diversas maneiras, sempre de acordo com o tipo de empreendimento e estoque. 

  • CMV geral do Negócio

Esse modo leva em consideração a soma do estoque inicial, as compras do período e subtrai o estoque final. 

CMV = EI + C – EF

Ainda desse modo, você pode levar em consideração as devoluções de vendas e as compras. Neste caso, some a primeira, subtraia a última. Fica assim:

CMV = EI + C + DV – DC – EF.

  • CMV por produto

A fórmula passada também é muito usada para saber o CMV unitário de cada mercadoria, separadamente.  Usando o mesmo método de cálculo, você consegue saber exatamente quanto cada mercadoria, ou grupo de produtos, tem de custo da sua empresa. 

Por exemplo: supondo que você tenha uma loja que revenda roupas. O estoque inicial de camisas era de R$ 1500. Para abastecê-lo, adquiriu mais R$ 3000. No mês, você consegue vender alguns números e fica com apenas R$ 500 no estoque final. Então:

CMV: 1500 + 300 – 500 = 1.300

Seu CMV de camisas será, ao final de um mês, R$ 1300. 

  • CMV por faturamento

Há uma mudança, neste cálculo. Você precisará do percentual médio de custos sobre o total de notas fiscais emitidas – que te dá seu faturamento. A partir daí, aplique esse resultado sobre todos os produtos vendidos.

A fórmula, para isso, é: (Custo Fixo ÷ Faturamento) x 100. Supondo que você tenha um faturamento de R$ 1000 por mês. O custo desse mês é R$ 200. Então seu percentual é de 20%.

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Conclusão

Como você pôde ver, as informações sobre o que entra e sai de seu estoque fazem parte do cálculo do CMV. Isso o torna um dos indicadores de controle de estoque mais importantes para um negócio de sucesso. Por isso, é vital manter esse setor organizado e atualizado.

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Fonte: Jornal Contábil
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