#jornalcontabil

Com a crise econômica as empresas precisam mudar suas práticas comerciais visando garantir recursos financeiros extras. A revisão de tributos pagos pode ser uma saída para salvar o ano de muitas empresas, vez que visa a recuperação de valores de forma a otimizar as finanças da empresa, que recebe de volta os valores pagos indevidamente ou a maior.

A recuperação do crédito envolve o levantamento e o resgate dos valores pagos em tributos que foram acumulados pela empresa no decorrer dos anos e é realizada através de um planejamento tributário eficiente.

No sistema de tributação pelo Simples Nacional a base de cálculo dos tributos é sobre a receita das vendas auferidas em cada mês.

Se você deseja se tornar um especialista na área da contabilidade tributária, ter um profundo conhecimento sobre às obrigações fiscais de uma empresa clique aqui e conheça um curso completo que vai ajudar você a se tornar um especialista na área tributária e à estar apto nas decisões na hora de pagar impostos e ficar em dia com a legislação.

Caso a receita das vendas dos produtos sujeitos ao regime de substituição tributária do ICMS e do regime monofásico do PIS/COFINS componham a referida base de cálculo, ocorrerá a dupla tributação dos respectivos impostos.

Adesão ao eSocial é prorrogada para 10 de outubro

Para corrigir essa bitributação a LC nº 147 de 2014 alterou a LC nº 123 de 2006, determinando que as receitas auferidas com as vendas dos produtos sujeitos ao regime de substituição tributária e do regime monofásico nas empresas cadastradas no Simples Nacional fossem excluídas da base de cálculo de ICMS e do PIS/COFINS.

As principais empresas que estão nessa situação são: Bares; Restaurantes; Distribuidores de Bebidas; Supermercados; Padarias; Postos de Gasolina; Lojas de Conveniência; Lojas de Autopeças; Revendedores de Pneumáticos; Perfumarias; Drogarias, dentre outras que se sujeitam ao regime de substituição tributária (ICMS) ou ao regime monofásico (Pis/Cofins).

Anúncios

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Conteúdo original via Costa Manso Advocacia

O post Recuperação do Crédito Tributário para empresas do Simples Nacional apareceu primeiro em Jornal Contábil.


Fonte: jc