O CadÚnico é uma plataforma do governo federal que reúne informação dos brasileiros de baixa renda, onde o governo pode direcioná-los para os mais diversos programas sociais existentes, como o Bolsa Família.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), haverá uma revisão nos dados de cinco milhões de beneficiários de programas sociais.
A revisão nos dados do CadÚnico ocorrerá entre os meses de março e dezembro deste ano, e será direcionada aos dados de mais de cinco milhões de beneficiários de programas sociais que declararam morar sozinhos.
- Leia também: Novidades no Bolsa Família a partir de março
Cadastros unipessoais no CadÚnico
Conforme informado pelo MDS, o que chamou a atenção do governo está atrelado ao crescimento de cadastros unipessoais, ou seja, de famílias com somente um integrante.
Isso porque, dados do ministério apontam que em 2021 a média de famílias com mais de uma pessoa acabou diminuindo, enquanto isso, em proporção similar, o cadastro de pessoas que declaram viver sozinhas aumentou significativamente.
Dessa forma, muitas famílias poderiam estar declarando dois cadastros, um de integrantes que vivem em família e outro que algum integrante vive sozinho, o que consequentemente engordaria o valor recebido pela família.
Entre o período de dezembro de 2019 até dezembro de 2022, o número de cadastros unipessoais de beneficiários cresceu cerca de 224%, muito disso por conta do pagamento do Auxílio Emergencial liberado às famílias durante o período de pandemia.
Logo, essas pessoas começarão a ser convocadas em março para ocorrera revisão nos cadastros, a convocação deverá ocorrer pelas prefeituras que enviaram mensagens no extrato do programa ou por mensagem de texto no celular.
Motivos que excluem do CadÚnico
Além do pente-fino que poderá excluir milhares de inscritos do CadÚnico, existem também outras situações que podem levar a exclusão da base de dados do governo federal.
Segundo informações do MDS, as situações mais comuns e que mais levam a exclusão do CadÚnico incluem:
- Falecimento de integrante da família;
- Falta de atualização (lembre-se de atualizar seus dados com frequência e sempre que houver alterações, como de endereço, por exemplo);
- Através de decisão judicial;
- Problemas com as informações apresentadas, seja por omissão de informação ou falsificação das informações apresentadas;
- Não localização dos membros do grupo familiar em período igual ou superior a 48 meses.
O post Esse motivos podem te excluir do CadÚnico: veja a lista apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui