Há milênios que o ato de mapear é uma necessidade humana. A título de compreender caminhos, descobrir alimentos e riquezas, se distanciar ou enfrentar adversários, diversas civilizações produziram documentos para se planejar e conseguir executar projetos com margem de erro reduzida.
As pesquisas de mercado possuem os mesmos objetivos que um mapa. Coletar informações, localizá-las diante do contexto observado e as transformar em dados é um dos principais desafios de empreendedores e empresas dos mais variados setores. Tudo isso é fundamental para a elaboração de um planejamento e determinante na hora de sua execução.
São diferentes os tipos de pesquisa que podem ser realizadas. Independentemente do objetivo da empresa ou do empreendimento, no entanto, ela sempre é um instrumento que auxilia na compreensão da realidade de um determinado segmento.
As pesquisas de mercado podem desde observar e categorizar padrões de comportamento de um público-alvo até mensurar e qualificar o posicionamento da empresa no mercado em que atua.
Neste artigo, procuramos explicar ao leitor quais são os tipos de pesquisas de mercado que poderão contribuir para o planejamento de uma nova estratégia de negócio.
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Por que fazer uma pesquisa de mercado?
Na era do Big Data, informação vale mais do que petróleo, é ouro na forma digital. E já vimos que como um mapa, as pesquisas de mercado procuram identificar elementos e seus comportamentos, a fim de resolver um problema.
Tais problemas são basicamente o motivo pelo qual solicitamos uma pesquisa de mercado. Por exemplo, uma fábrica de roupas pode decidir melhor sua produção se souber que o seu público-alvo, no inverno, prefere cores mais frias.
Se identificar que seus clientes procuram comprar vestes de frio já no outono, meses antes da chegada das temperaturas mais abruptas, a empresa também estará um passo à frente na elaboração de uma nova estratégia de vendas para as estações mais geladas do ano.
No exemplo, a pesquisa de mercado serviu de instrumento para quantificar a produção segundo uma condição, um problema imposto pela realidade do segmento, mas observado e antecipado pela pesquisa de mercado.
Outro momento importante para solicitar uma pesquisa de mercado é quando uma empresa busca compreender o seu posicionamento na sua área de atuação. Nesse caso, no setor de vestes de frio, em que a marca se encontra na preferência do seu público-alvo.
Na chegada do outono, os clientes passam a procurar pelas novas coleções da marca? Se sim, por quê? Quais são os valores estéticos ou subjetivos que despertam o interesse dos nossos clientes? Todas essas perguntas podem ser respondidas.
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Como atuam as pesquisas de mercado?
As pesquisas de mercado possuem variadas formas de atuação, a depender das necessidades da empresa. Geralmente, está a cargo de um profissional graduado na faculdade de administração, e levam em consideração aspectos do comportamento humano, mas voltados aos negócios.
Através dela, as empresas podem estudar o público-alvo e suas conexões com a sua marca ou com a de concorrentes. A partir da coleta de informações, elas servem para interpretar dados que vão delimitar potenciais de novas estratégias e empreendimentos.
Não só isso, mas auxiliar também no planejamento e na execução destas estratégias. As pesquisas podem atuar na compreensão de diferentes nichos, nos estudos das ações da concorrência e de novos segmentos.
Para atingir tais objetivos, existem formas de como os pesquisadores podem atuar. As pesquisas exploratórias, por exemplo, são aquelas utilizadas para conhecer melhor um determinado fenômeno. Por que as pessoas compram roupas de cores frias no outono, na estação anterior ao inverno?
Já aquelas descritivas têm por finalidade expor a realidade de determinado contexto. Em épocas de eleições somos bombardeados por levantamentos deste tipo quando surgem as pesquisas de intenção de voto. Na pesquisa de mercado, no entanto, ela é utilizada diretamente com o público-alvo, de forma a se obter informações comportamentais.
Por fim, a causal procura estabelecer relações de causa e efeito entre agentes de mercado e público-alvo. Isto é, de fato, existe relação entre o início do outono e as movimentações dos clientes? Seria apenas uma coincidência? A verdade sobre essa relação pode ser determinante nas estratégias de marketing da marca.
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Fonte: Jornal Contábil
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