Quase 80 milhões de pessoas estão com dívidas atrasadas no Brasil, por isso o programa prometido pelo governo para facilitar o pagamento é aguardado com ansiedade por muitos.
O programa de refinanciamento de pequenas dívidas, chamado de Desenrola, do Governo Federal pode ter até 20 bilhões de reais do tesouro e refinanciar os débitos de 40 milhões de brasileiros.
Leia Também: PIS/Pasep: nascidos em março recebem o abono quando?
Discussões
O modelo desse programa ainda está sendo finalizado, o governo tem pressa de acelerar o projeto, que deve trazer ao mercado consumidor, milhões de brasileiros, que hoje estão com um nome sujo.
O que está em discussão agora, entre o governo e o sistema bancário, é a formação de um fundo que pode ter um valor de 10 bilhões a 20 bilhões de reais, do Tesouro Nacional, que será usado para dar garantia aos empréstimos que vão ser oferecidos para as pessoas que estão com nome sujo.
Aparentemente os bancos calculam, que esse dinheiro de 15 a 20 bilhões poderia dar respaldo para até 40 milhões de brasileiros, que tem ao todo, uma dívida de 150 bilhões de reais, mas negociando o numero iria para 90, ate 80 bilhões de reais.
Leia também: Emprega + Mulheres: Nova lei 14.457/22 exige que empresas tenham um canal de denúncias
Como vai funcionar?
O programa ainda não foi lançado oficialmente, porém bancos estão se reunindo com autoridades do governo, para definir quais serão as regras.
No entanto, existe um modelo básico de funcionamento, que seria assim: os negativados escolherão um dos bancos participantes para fazer um novo empréstimo no valor de sua dívida.
Feito isso, o banco paga o credor e os devedores passam a pagar aos bancos. Também terão alguns requisitos, que devem ser cumpridos por aqueles que desejarem participar do programa, como:
- Receber até 2 salários mínimos (R$ 2.604,00);
- Ter uma dívida de até R$ 5 mil que estava vencida a mais de 180 dias em 31 de dezembro de 2022.
O post Desenrola Brasil: Governo irá lançar benefício especial para os negativados apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui