A indústria da moda é um negócio lucrativo que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo. Nos últimos anos, o nicho de moda masculina tem ganhado mais destaque no mercado, fortalecendo a produção de vestuário e acessórios para homens. De acordo com dados do último ano, o aumento da participação da moda masculina na indústria pode ser observado em vários países, inclusive no Brasil.

Confira mais detalhes do que faz a moda masculina estar em expansão e quais são as expectativas de empreendedores que trabalham na área. Especialistas apontam para novos comportamentos.

A expansão do mercado global de moda masculina é uma tendência há vários anos. Ao detectar o cenário favorável ao desenvolvimento da área, o Sebrae passou a estudar e acompanhar de perto sua evolução. Em 2021, a instituição elaborou um relatório dedicado exclusivamente ao tema, no qual divulga os dados de participação do ramo dentro da indústria de moda brasileira, seu faturamento e perfil do público-alvo.

Segundo a pesquisa divulgada pelo órgão, o setor de moda masculina chegou a faturar 489 bilhões de dólares em todo o mundo em 2020. No Brasil, esse nicho teve uma taxa de participação de 33% do faturamento da indústria da moda nacional, com a movimentação de 13,2 bilhões de dólares no período, o que corresponde a aproximadamente 70 bilhões de reais.

Ainda segundo estimativas do Sebrae, é esperado que a receita do ramo tenha crescimento de até 44%, ultrapassando a marca de 705 bilhões de dólares em todo o mundo em 2026. Caso o Brasil acompanhe essa taxa de crescimento, o setor pode movimentar mais de 20 bilhões de dólares, o equivalente a aproximadamente 100 bilhões de reais.

Atualmente, o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de mercados mais fortes para a indústria de vestuário e acessórios masculinos. Além do panorama benéfico à expansão do setor, a pandemia provocou mudanças no comportamento dos consumidores, que passaram a comprar mais através do e-commerce. 

O conforto é a principal característica que homens consideram na hora de comprar roupas, sem deixar de lado a estética. O relatório destaca que o estilo streetwear costuma prevalecer, mas as roupas básicas e as esportivas também são bastante procuradas. As camisas polo de manga curta são as favoritas entre as peças de vestuário, enquanto os relógios destacam-se entre os acessórios.

Esses itens são bem versáteis e ressaltam a preferência por peças fáceis de serem combinadas no dia a dia. A camisa polo, por exemplo, vai bem com uma calça jeans e um tênis Vans masculino para um look mais casual, como um passeio pelo shopping, ou calça social e sapato de couro para eventos mais formais, como um casamento.

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A indústria da moda, além disso, não caminha sozinha, e o ramo da beleza também se expande. Nos últimos anos, aumentou-se o cuidado com barba, cabelo e pele, com o desenvolvimento de novos produtos voltados para o público masculino. Segundo a Minds & Hearts, em um estudo que entrevistou 414 homens, 45% dos indivíduos relataram que buscam se informar a respeito de novidades sobre o mundo da beleza.

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Fonte: Jornal Contábil
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