As pessoas que estão com dívidas no banco vão poder renegociar a partir de março. Isso porque vai começar o mutirão nacional de negociação de dívidas com bancos. A partir do dia 1º de março, os consumidores terão descontos e prazos especiais para quitarem seus débitos. As regras vão ser estabelecidas por cada instituição financeira.
A iniciativa partiu da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.
Neste caso, poderão ser negociadas dívidas com cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outras modalidades de crédito que estejam em atraso com bancos ou financeiras. Porém, a Febraban alerta que débitos que tenham bens dados como garantia (veículos, motocicletas e imóveis), ficarão de fora do mutirão.
Leia Também: Sobe Para 54 Número De Mortos Após Chuvas No Litoral Norte De São Paulo
Como você pode renegociar sua dívida?
No site da Febraban está a relação das instituições financeiras que vão participar da iniciativa. Você vai poder negociar diretamente com o banco que está devendo, bastando acessar os canais oficiais, ou pelo portal Consumidor.gov.br. Lembrando que você deverá ter conta nível prata ou outro no sistema gov.br.
Pelo site do mutirão também será possível ter acesso a vídeos que explicam como abrir o pedido de negociação. Será possível acessar conteúdos sobre orientação financeira.
“Durante o Mutirão Nacional, os bancos irão oferecer condições especiais para que o consumidor possa organizar a sua vida financeira. A renegociação de dívida costuma ocorrer por meio de alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou, ainda, a migração para outras modalidades de crédito mais baratas”, explica Amaury Oliva, diretor-executivo de Cidadania Financeira da Febraban.
Você terá até o dia 31 de março deste ano para renegociar sua dívida com bancos ou instituições financeiras.
Em novembro de 2022, mais de 2 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, somando 24,3 milhões de contratos em atraso repactuados pelo sistema bancário no período da pandemia, entre março de 2020 e novembro de 2022, que superam R$ 1,3 trilhão em saldo devedor eR$ 200 bilhões em parcelas suspensas, conforme informou a Febraban.
Banco Central
Ao acessar a plataforma “Registrato”, do Banco Central, será possível consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome e outras informações de seu relacionamento com as instituições financeiras, como conta corrente, investimentos e chaves Pix.
O post Está devendo ao banco? Se liga você vai poder renegociar sua dívida apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui