Nesta terça-feira (7), o Banco Central (BC) liberou o resgate de dinheiro esquecido nos bancos. Segundo o BC, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm algum valor a receber. Num total de R$ 6 bilhões que estão prontos para serem resgatados.
De acordo com o Banco Central, será possível também consultar o saldo disponível em contas de pessoas que já faleceram. Porém, esse direito é dos herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais.
Neste caso, a pessoa terá que informar os dados e contato do banco ou instituição financeira responsável pelas quantias e a faixa de valor. Os recursos também poderão ser retirados pela pessoa.
Leia Também: PIX: Criminosos Enganam Clientes Forjando Recibos Em Transações Comerciais
Como fazer a consulta?
Valores que foram deixados em contas bancárias de falecidos, poderão ser verificados, neste caso, o herdeiro deverá entrar no site do Banco Central para saber se existe algum valor a receber. No entanto, o governo exige que a conta seja prata ou ouro, os maiores níveis de confiabilidade nas instituições.
Leia Também: Governo Acaba Com Empréstimos Consignados Para BPC
Como retirar os valores?
O primeiro passo é saber se a pessoa falecida tinha algum valor em conta bancária. Isso poderá ser feito acessando www.valoresareceber.bcb.gov.br.
Caso o falecido possua valores, é preciso selecionar a opção “Acessar o SVR”. Será necessário entrar no sistema com a Conta gov.br, nível prata ou ouro.
Você será então encaminhado para o valor a receber, onde precisará clicar em “valores de pessoas falecidas”. Depois precisará aceitar um Termo de Responsabilidade para prosseguir no sistema, que dará acesso aos dados do falecido.
Caso você e o falecido tenham dinheiro esquecido, as contas de ambos aparecerão na tela.
Tendo essa confirmação, a pessoa tem que entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo pagamento. Ela vai orientar o cidadão sobre os documentos que precisará para solicitar o recurso.
Como Banco Central considera “dinheiro esquecido”
O Banco Central informou que é considerado como “dinheiro esquecido” os valores que se encontram nas seguintes situações:
- Contas correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.
O post Como consultar o dinheiro esquecido de pessoas falecidas? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui