Dados mais recentes da pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Banco (Febraban) apontam que o crescimento do mercado de crédito em 2023 deve se manter acima de 8%. Para quem tem interesse em empreender neste segmento, o franchising pode ser uma porta de entrada. André Oliveira, CEO da CredFácil, rede que atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados, listou quatro razões para aproveitar a alta do setor para investir em uma franquia de soluções financeiras. Confira a seguir:
1) Demanda em alta
Para 2023, a projeção de crescimento da carteira total de crédito para pessoa física é de 14,1%, de acordo com a Febraban. Em paralelo, dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), em fevereiro deste ano, mostram que o segmento de ‘Serviços e Outros Negócios’, do qual as franquias de finanças fazem parte, também apresentou crescimento de 8,2%, na comparação entre os anos de 2021 e 2022.
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2) Know-how e referência no mercado
O franchising é a porta de entrada para muitos empreendedores iniciantes, pois os riscos são muito menores do que começar do zero o próprio negócio. “Ao fazer parte de um grupo de franquias com contrato avaliado por associações renomadas, como a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a rede demonstra ter um know-how de empresa de crédito consolidada e reconhecida entre os principais bancos do país. Os correspondentes bancários, que atuam como intermediários das transações e operações de crédito contratados por instituições financeiras, reduzem os processos burocráticos”, comenta Oliveira.
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3) Amplo leque de serviços
Os correspondentes bancários também podem oferecer vários serviços ao atuar como um mini banco, intermediando transações, tais como: ordens de pagamento, aplicação e resgate em fundo de investimento, coleta de informações de cadastro e análise de crédito, pagamentos e recebimentos de contas de qualquer natureza, serviços de cobranças, pedidos de empréstimos empresariais, pessoais e financiamentos, efetuar pagamentos, recebimentos e transferências eletrônicas para movimentar contas de depósitos de titularidade de clientes mantidas pela instituição contratante, entre outras.
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4) Modelos de negócios para diversos tipos de empreendedores
Outra vantagem ao investir em uma franquia é poder escolher o modelo que se adequa ao bolso e perfil de cada empreendedor. Por exemplo, na CredFácil, no modelo Home-based, o investimento é a partir de R$19.997 e o franqueado trabalha de casa. Já no modelo Loja, o investimento inicial é de R$100 mil, sendo necessário um espaço de mínimo 35m², no qual a empresa disponibiliza para o franqueado todo o suporte na padronização da loja com projeto arquitetônico incluso. Há um terceiro modelo, o Black, que segue os mesmos padrões do Loja, mas o espaço mínimo é de 80m² e exige o investimento de R$150 mil. Por último, o Master, formato premium com xx m² e investimento de R$500 mil.
A CredFácil foi criada em 2004 pelo empreendedor André Oliveira, o grupo atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados com a missão de oferecer soluções financeiras a todas as pessoas que necessitam de crédito.
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Fonte: Jornal Contábil
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