Os fundos de pensão nada mais são que uma forma de poupança de longo prazo, em que os participantes contribuem regularmente para um fundo que investe em diversos tipos de ativos, como ações, títulos e imóveis, entre outros.
Tratam-se de planos criados por empresas, associações ou sindicatos para oferecer aos seus funcionários e associados uma alternativa de aposentadoria complementar ao INSS.
Eles funcionam como uma espécie de poupança para a aposentadoria, na qual os participantes contribuem com uma quantia mensal, e, após um período determinado, passam a receber uma renda mensal vitalícia ou por um período preestabelecido.
Vale ressaltar que existem dois tipos de fundos de pensão: no primeiro deles, o benefício é definido, ou seja, a renda a ser recebida é acordada no momento da adesão e é baseada em um cálculo atuarial, que considera idade, tempo de contribuição, salário e outras variáveis.
Já no segundo tipo a contribuição é definida: em suma, o participante sabe qual é o valor da sua contribuição mensal, mas não sabe qual será a renda a ser recebida no futuro, que dependerá do valor acumulado e das condições de mercado.
Os fundos de pensão são geridos por uma entidade fechada de previdência complementar, que é uma sociedade civil sem fins lucrativos, regulamentada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Essa entidade é responsável por gerir os recursos financeiros do fundo, investindo em diversos tipos de ativos para garantir a rentabilidade e a solidez financeira do plano.
A adesão aos fundos de pensão pode ser feita por meio de convênios entre empresas e associações e a entidade de previdência complementar ou de forma individual, em planos abertos oferecidos por instituições financeiras.
Leia também: Confira 5 Motivos Para Investir No Tesouro RendA+
Além da renda complementar à aposentadoria, os fundos de pensão podem oferecer outros benefícios, como seguro de vida, auxílio funeral e invalidez, entre outros. É importante verificar as condições oferecidas pelo plano e avaliar se ele atende as necessidades e expectativas idealizadas.Dos benefícios que podem ser citados, a garantia de uma renda complementar à aposentadoria, planejamento financeiro, contribuição patronal, tributação diferenciada, segurança financeira e alguns outros podem ser citados ao pensar em um fundo de pensão. Vale destacar que esses benefícios podem variar de acordo com o tipo de plano oferecido e as condições da entidade de previdência complementar.
O post Fundos de Pensão: Conheça essa alternativa de renda complementar à aposentadoria apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui