Sentir raiva de alguém pode ser prejudicial para você e não para quem você está com raiva no momento. A raiva pode ser determinada como um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado.
Esconder a sua raiva pode ser prejudicial. Você deve expressá-la de forma saudável, mas sem exageros.
A raiva pode ainda ser causada por preocupação excessiva ou estar ligada a problemas pessoais. Mas cuidado, esse sentimento pode afetar sua saúde. Isso porque muitas pessoas ao sentir raiva em acesso tem a sensação de que “vão explodir”.
Para outros a raiva pode causar sensações de culpa ou reação exagerada em determinadas situações.
Leia Também: Museu Do Senado Segue Na Recuperação Do Acervo Após Invasões Do Dia 8 De Janeiro
A raiva causa problemas de saúde
A raiva em excesso pode gerar baixa imunidade, o que pode provocar tudo o que a pessoa estiver predisposta a ter:
gastrite;
úlcera;
alteração na pressão arterial;
problemas cardiovasculares e psicológicos
Problemas no coração
A raiva pode aumentar a pressão arterial, o ritmo cardíaco e o risco de doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana e infarto do miocárdio.
Mas não para por aí, o sentimento da raiva pode mexer com o seu sistema digestivo, causando: dor abdominal, diarreia, constipação e azia.
Em outras pessoas, a raiva causa insônia, cria dificuldades para adormecer e dormir profundamente.
Saúde mental
De acordo com a psicologia, a raiva deve ser demonstrada com coerência. Que não seja negada. Que seja assumida.
Guardar a raiva também pode ser um veneno para a sua saúde. Ela pode levar ao risco de problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e transtornos alimentares.
As manifestações violentas, maldosas ou agressivas devem ser reprimidas, pois transformam a raiva em fúria, agressividade, doença e até mesmo em destruição. A psicoterapia pode ajudar a desenvolver comportamentos mais assertivos e mudanças de pensamentos.
Problemas de relacionamento
Quando você guarda a raiva que está sentindo pode afetar negativamente os relacionamentos com outras pessoas, causando conflitos e dificuldades de comunicação.
Nesse caso, vale a recomendação dos especialistas que dizem que a pessoa deve saber gerenciar a raiva de forma saudável, como por exemplo por meio de terapia, exercícios físicos, práticas de meditação, técnicas de respiração, entre outros.
Porém, esconder a raiva não é bom. O importante é encontrar uma forma de expressar suas emoções de forma positiva, a fim de evitar os efeitos negativos da raiva acumulada em sua saúde.
Como lidar com a raiva?
A melhor maneira de lidar com a raiva é não negar que você sente, porém, não ultrapassar o limite, ou seja, não cair no exagero.
A melhor maneira de controlar a raiva é falar com um amigo de confiança o que está sentindo. Talvez ele possa ajudar você a processar seus sentimentos e a encontrar uma maneira de lidar com a situação.
Se você sentir que está perdendo o controle de sua raiva, a melhor maneira é procurar a ajuda de um profissional.
Leia Também: Como Funciona A Regra Do Pedágio Da Aposentadoria Em 2023?
O perdão
Perdoar é o caminho certo para superar a dor. Você não precisa esquecer o que aconteceu, mas pode perdoar, o que vai ajudar a liberar o rancor e a raiva que pode estar guardando.
Procure focar no presente. Esqueça o passado, concentre-se no momento atual e no futuro. Concentre-se em suas metas, seus relacionamentos e suas atividades diárias.
Por fim, o melhor é aceitar o que aconteceu e tentar não resistir aos seus sentimentos. Afinal, somos humanos, é normal sentir raiva, tristeza e ressentimento, mas tudo dentro de um limite normal, mas nunca perder o controle. Os sentimentos não podem controlar você.
Se você acredita que tem problemas com a regulação da raiva, procurar um profissional da saúde mental pode ser de grande ajuda. Não hesite em contactar um psicólogo ou psiquiatra de confiança!
O post Guardar Raiva pode gerar Problemas de Saúde? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui