Trabalhar no exterior pode ser o objetivo de muitas pessoas, mas também exige preparo e atenção para algumas diferenças.
Afinal, trata-se de um ambiente novo, com costumes distintos do que o profissional está acostumado em seu país nativo.
No entanto, caso se adapte e tome os devidos cuidados, pode ser uma oportunidade vantajosa para quem deseja crescer na carreira ou conhecer novos lugares.
Veja por que trabalhar no exterior e como se preparar para lidar com as diferenças culturais.
Leia também: Nômade Digital: Três Principais Áreas, O Que É E Quais Os Benefícios Desse Modelo De Trabalho!
Por que trabalhar no exterior?
Trabalhar no exterior pode ser uma experiência transformadora e enriquecedora para o profissional, e existem alguns motivos que incentivam essa possibilidade.
Veja porque vale a pena considerar um trabalho em localidade internacional:
1. Conhecimento de outras culturas
Ao trabalhar em um país estrangeiro, o profissional terá a oportunidade de vivenciar outras culturas de forma imersiva.
Será possível aprender sobre hábitos, costumes e tradições com nativos, conhecendo, de perto, elementos distintos do ambiente brasileiro.
Além disso, também é uma oportunidade para conhecer elementos como culinária, cultura e modo de vida, ampliando a visão de mundo e sua capacidade de se adaptar a novos ambientes.
2. Aproveitamento de tempo
Trabalhar no exterior pode trazer benefícios adicionais junto ao contrato de emprego, como rotina flexível, férias remuneradas, feriados em datas distintas e dias de folga.
Essa é uma oportunidade para aproveitar o tempo, conhecer mais sobre outros países e culturas, além de viajar e explorar novos lugares.
Além disso, muitas empresas no exterior oferecem autonomia de horários e possibilidade de trabalho remoto, o que pode permitir um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
3. Liberdade geográfica
Ainda, o trabalho internacional pode trazer mais liberdade geográfica e mobilidade.
Isso porque o profissional pode escolher se fixar em diferentes países, áreas de atuação e ter uma carreira mais diversificada.
Essa oportunidade também permite se locomover com facilidade, considerando os transportes e praticidade que as regiões vizinhas disponibilizam.
Dessa forma, contribui para a autonomia do profissional, desenvolvendo suas habilidades conforme a localidade, encontrando as melhores oportunidades no mercado de trabalho globalizado.
Leia também: Conheça Os 6 Pecados Do Imigrante Brasileiro Quando Chega Aos Estados Unidos
Como é trabalhar no exterior?
A experiência de trabalhar no exterior requer um preparo mais detalhado, além de maior organização financeira e conhecimento.
Isso porque embora a oportunidade seja enriquecedora, também pode ser um desafio para pessoas que nunca saíram do País ou não conhecem a cultura em que estarão inseridas.
Por esse motivo, requer uma maior adaptação cultural, pois além da região, as formas de trabalho também podem ser distintas. Empregados que não atuam de maneira autônoma devem estar alinhados com os novos costumes.
Ainda, em muitos casos é necessário falar outro idioma para trabalhar no exterior. Mesmo que a língua oficial do país seja o inglês, pode haver variações regionais ou dialetos que dificultam a comunicação.
Também existem diferentes nos horários, pois diversos países contam com rotinas distintas, além dos hábitos nativos, afetados pelas novas atividades.
No entanto, o profissional encontrará elementos parecidos com seu país de origem, como lidar com o ambiente de trabalho, atender às expectativas do novo cargo e se adaptar aos colegas.
Uma vez que se acostumou com o ambiente e suas diferenças, a experiência se tornará cada vez mais comum.
Leia também: Quem Deseja Morar Nos EUA Não Deve Acreditar Em Tudo Que Vê Na Internet. Você Não Conhece Os EUA!
Quais as diferenças culturais entre trabalhar no exterior e no Brasil?
Existem diversas diferenças culturais entre o trabalho no exterior e no Brasil, especialmente nos costumes e na cultura.
Em muitos países, existe mais formalidade entre os cargos e hierarquias, exigindo maior etiqueta no ambiente profissional.
Além disso, as relações interpessoais são menos próximas, e existem exigências mais firmes, como pontualidade.
Ainda, vale reforçar sobre a gestão do tempo, que exige mais rigor do que no Brasil. Isso significa que entregas e presença possuem maior cobrança.
Vale mencionar que o entendimento entre funções e cargos também se apresenta com maior formalidade, o que pode causar estranhamento em novos profissionais.
Embora as atividades possam ser semelhantes, a cultura e o ambiente de trabalho tornam a execução diferente do costume.
Original de Facilite
O post Trabalhar no Exterior: Conheça 3 motivos que mostram porque vale a pena apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui