Sobrecarregadas pela divisão desigual de tarefas relacionadas ao lar e aos cuidados com familiares, as mulheres empreendedoras no Brasil dedicam menos tempo aos seus negócios que os homens. Estudo do Sebrae, com base em dados do IBGE, mostra que 51% delas trabalham mais de 40 semanais para tocar o empreendimento, ante 71% dos donos de negócios homens. Já o limite de 40 horas semanais é exercido por apenas 29% dos empreendedores homens, contra 49% das empreendedoras mulheres.

“O que a empreendedora faz quando não está cuidando do seu negócio? Ela está cuidando da casa, dos filhos, dos idosos”, pontua Renata Malheiros, coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae. Ela aponta que os estereótipos de gênero fazem recair sobre as mulheres uma carga maior de atividades de cuidado, em geral não remuneradas, retirando “tempo e energia” para que elas conduzam seus negócios com toda a potencialidade que têm. “O dia tem 24 horas para todo mundo, o que você faz com essas 24 horas é que fará a diferença”, destaca.

Malheiros aponta como “urgente” o avanço do debate sobre divisão de tarefas dentro dos lares e famílias, bem como políticas públicas como a de universalização de creches, melhoria de escolas e do sistema de transportes. Medidas que, segundo ela, contribuiriam para diminuir a sobrecarga das mulheres e fazer com que elas possam se dedicar mais aos próprios negócios.

O estudo do Sebrae, intitulado Empreendedorismo Feminino 2022, foi feito a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, até o 3º trimestre do ano passado. Na ocasião, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, com ou sem CNPJ. É o maior contingente de empreendedoras já medido pelo estudo, que começou em 2016.

DADOS:
Trabalham até 40 horas semanais
Mulheres 14%
Homens 6%

14h a 40 horas semanais
Mulheres 35%
Homens 23%

40 horas a 45 horas semanais
Mulheres 31%
Homens 41%

45 a 49 horas semanais
Mulheres 6%
Homens 9%

49 horas ou mais
Mulheres 14%
Homens 21%

Fonte: SEBRAE
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