O Sebrae prestigiou, na última terça-feira (21), a cerimônia de posse da diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) e da presidência do Instituto União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS). Estiveram presentes as principais lideranças institucionais e políticas do setor, que debateram temas de interesse, principalmente a reforma tributária.

Este ano, a presidência da FCS será dividida entre o senador Efraim Filho (União Brasil-PB) e o deputado Domingos Sávio (PL-MG). Já a diretoria da FCS será composta por mais 25 parlamentares divididos em vice-presidências regionais e coordenações temáticas.

Ao participar do evento, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, destacou o papel da frente parlamentar e do Instituto UNECS na defesa dos interesses do setor de comércio e serviços. “Eles representam muitas micro e pequenas empresas e, por isso, contam com o apoio do Sebrae para que o setor continue crescendo, fomentando empregos e gerando renda”, ressaltou.

Em seu discurso, Efraim destacou a importância de ouvir o setor que mais emprega e paga impostos no Brasil. “É nos ombros deste setor em que são depositados os maiores anseios nesse sentido. Existem dúvidas do que vai acontecer e nós temos esse desafio em nossas mãos, sem nos esquecer, jamais, de que a reforma deve vir para melhorar a vida de quem produz, não de quem recebe o imposto. A FCS tem tudo para ser uma voz atuante e firme nessa luta e nós vamos em busca disso”, afirmou.

Já o deputado Domingos Sávio ressaltou a importância da FCS, definindo-a como um canal de diálogo entre quem emprega, trabalha e produz com o Legislativo. Sobre a reforma tributária, ele afirmou que preciso buscar aquilo que é justo para o Brasil. “Se errarmos na dose, o que pode parecer remédio vira veneno. O setor de serviços não pode e não vai suportar aumento de alíquota, o que invibializaria a atividade. É preciso muito diálogo: ouvirmos vocês e estarmos ao lado de quem quer solução”, apontou.

Até o momento, a FCS conta com a assinatura de 207 parlamentares, sendo 184 deputados e 23 senadores. A novidade na composição da frente, nesta legislatura, é a criação de três novas coordenações: a Coordenação de Empreendedorismo Feminino, que ficará a cargo da deputada Greyce Elias (AVANTE-MG); a Coordenação de Ambiente de Negócios, que ficará com o deputado Sidney Leite (PSD-AM); e a Coordenação do Setor de Serviços, que será liderada pelo Deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Na solenidade também foi empossado João Galassi, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), como novo presidente da UNECS para o período 2023-2025. Galassi recebe a presidência da entidade das mãos de José César da Costa, presidente da Confederação Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (CNDL), e que liderou a UNECS entre de março de 2020 e março de 2023.

Galassi, que foi eleito no último dia 8 de fevereiro, destacou a força do setor e reafirmou a união da entidade com a FCS. Ele também citou os principais pleitos da UNECS neste ano: simplificação das obrigações acessórias; voto de qualidade no Carf; modernização do sistema de prazo de validade; o debate sobre plataformas digitais; e a reforma tributária.

“Precisamos de uma mudança que resulte em simplificação e diminuição de carga. Um IVA com 25% de alíquota, como está sendo proposto, tornará o varejo alimentar insustentável. Por isso, nos colocamos para o debate e pedimos aos parlamentares muito cuidado e atenção ao texto que será aprovado”, pontuou.

O ex-presidente da entidade e presidente da CNDL, José César da Costa, destacou conquistas dos últimos anos e desejou êxito às novas gestões. “Me orgulho de ver que a UNECS e a FCS estão cada dia mais fortes. Tenho certeza de que, juntos, vamos trilhar um caminho de prosperidade para o setor. Contem sempre com o meu apoio”, disse.

Sobre a Frente Parlamentar do Comércio e Serviços

Desde a sua criação, em 2015, a FCS é ponto de referência para seus membros com destaque para atividades como elaboração, tramitação e aprovação de propostas relevantes para o comércio e serviços no Congresso Nacional.

Sobre o Instituto UNECS

Fundado em 2014, o Instituto UNECS é atualmente formado pelas mais expressivas entidades do setor de comércio e serviços e tem como objetivo primordial defender os interesses dos setores de comércio e serviços, contribuindo para o debate e para o intercâmbio de ideias.

Veja as fotos do evento:

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui