Tecnologia, inovação e empreendedorismo são conceitos que vão dominar o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, até domingo (09), durante a 5ª edição da Campus Party. A abertura do evento foi realizada na noite dessa quarta-feira (05) no Palco What’s Next e contou com a participação de autoridades, parceiros, representantes da comunidade gamer, influenciadores e claro, de “campuseiros”, vindos de diferentes regiões do Brasil.

A parceria do Sebrae com a Campus Party, considerada um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e responsável por criar um ambiente imersivo e disruptivo para debater sobre tecnologia, criatividade, inovação e educação, iniciou-se em 2011. A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, destacou que esta edição do evento tem um significado especial por reforçar ainda mais a parceria entre a instituição e o Instituto Campus Party, e por discutir a Educação Empreendedora com os jovens participantes.

“Este ano, demos uma atenção especial no nosso estande da Educação Empreendedora, onde foi montada toda uma programação baseada na metodologia STEAM, que estimula a integração junto aos estudantes, educadores e parceiros da Educação do DF. Destacamos que, no ano passado, a Educação Empreendedora foi levada a mais de 200 mil alunos da rede pública do DF”, apontou Rose.

Além do estande da Educação Empreendedora, o Sebrae também tem no local o palco “Fábrica de Empreendedores”, que reúne empreendedorismo, inovação, tecnologia e casos de sucesso de empresários do Distrito Federal. Para o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Ferruggia, a parceria com o Sebrae é fundamental para incentivar o empreendedorismo entre os jovens, que às vezes não sabem como transformar a tecnologia em um negócio.

“Os jovens têm o domínio da tecnologia, sabem como criar produtos, mas depois não sabem como construir uma empresa e como fazer um plano de negócios. E aí, entra o Sebrae, com maratonas de negócios, palestras e mentorias. Junto com o Sebrae, nós deixamos um legado para que eles possam construir a empresa dos sonhos”, destacou Francesco.

Presente na abertura da Campus Party, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, garantiu que o governo do Distrito Federal tem total interesse em continuar apoiando o desenvolvimento tecnológico de Brasília e, por isso, criou uma área na Secretaria focada no mercado dos games.

“Lá atrás, no lançamento da Campus, eu falei que a gente tinha um projeto e hoje ele está materializado no Distrito Federal. Hoje, na Secretaria de Ciência e Tecnologia, tem uma diretoria de jogos eletrônicos para a gente tratar disso aqui que está sendo feito na Campus Party. Estamos demonstrando efetivamente que os jogos eletrônicos são importantes não só como hobby, mas como instrumento que movimenta a economia.”

O evento organizado pelo Instituto Campus Party também atenderá empresários de todos os portes, pequenos empreendedores digitais, entusiastas de tecnologia e inovação, profissionais de tecnologia e startups.

Atividades do Sebrae na Campus Party

No estande Educação Empreendedora, o Sebrae no DF está proporcionando ao público: atividade com óculos de realidade virtual, fazendo um tour, por exemplo, pela estação espacial, vendo ela de fora e por dentro também; exposições de projetos educacionais; ChatGPT, permitindo que as pessoas façam diversos tipos de interações e compreendam um pouco mais dos potenciais desta que é uma das tecnologias de inteligência artificial mais avançadas do mundo; canetas 3D que usam uma tecnologia similar a das impressoras 3D; e futebol entre robôs.

“O estande apresenta a metodologia utilizada na educação e que permeia diferentes áreas do conhecimento. Quando o estudante faz um tour pela estação espacial, a gente está envolvendo nessa ação o ensino de ciências. Na possibilidade de usar a robótica, a gente está falando do uso da matemática também e de uma série de artes. Tudo isso é um tipo de interação”, explicou a coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae no DF, Ana Emília Andrade.

Outras atrações, as quais os visitantes poderão ter acesso:

– Startup & Makers – Espaço 360: a área de exposição de startups também oferecerá capacitações, mentorias e conteúdo para startups.

– Maratona de Negócios Disruptivo: permite que os campuseiros transformem uma ideia ou projeto de inovação embrionário em um negócio durante a Campus Party. Durante a ação, o maratonista participará de palestras, workshops e mentorias. Os seis melhores projetos se apresentarão no Demoday, no palco Fábrica de Empreendedores. As três equipes finalistas também terão mentoria e cursos pós-Campus, além de outras premiações a serem definidas conjuntamente. Ainda, o melhor projeto terá vaga garantida no Startup&Makers da Campus Party no ano seguinte.

– Hackathon: a maratona acontecerá durante os dias do evento e visa o desenvolvimento de soluções para desafios propostos. Durante toda a ação, serão realizadas capacitações relacionadas ao empreendedorismo, mentorias e outros atendimentos. A ação ocorre em parceria com o Governo do Distrito Federal.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui