Dia Mundial do Café: A commodity que moldou a economia brasileira

O Dia Mundial do Café é comemorado anualmente em 14 de abril. Este dia é celebrado para honrar um dos produtos agrícolas mais populares e consumidos em todo o mundo.

O café tem sido historicamente um produto muito importante para a economia brasileira. A produção de café começou no Brasil no século XVIII, na região de Minas Gerais, e desde então se tornou uma das principais atividades econômicas do país.

Leia Também: Exportações Do Agronegócio De Minas Gerais Registra Recorde 

História do café no Brasil

A história do café no Brasil remonta ao início do século XVIII, quando o sementeiro Francisco de Melo Palheta trouxe as primeiras mudas de café para o país.

Inicialmente, o café era cultivado em pequena escala no norte do país, principalmente no estado do Pará.

No entanto, foi somente no século XIX que o café se tornou uma cultura de grande importância econômica para o Brasil.

O cultivo do café se expandiu rapidamente pelo país, especialmente no estado de São Paulo, que se tornou o maior produtor de café do mundo na época.

O café brasileiro era muito apreciado na Europa, e seu comércio gerou grande riqueza para o país. A produção de café se tornou tão importante que, em meados do século XIX, o governo brasileiro começou a incentivar a imigração de europeus para trabalhar nas plantações de café.

Leia Também: Medida Provisória 1.152/2022 Deve Impactar O Setor De Commodities

Era do Café

No final do século XIX e início do século XX, o café representava mais de 50% das exportações brasileiras.

A importância do café para a economia brasileira era tão grande que o período de 1889 a 1930, conhecido como República Velha, é chamado de “Era do Café”.

Esse período ficou marcado pelo rápido crescimento da produção de café no país, que se tornou o maior produtor mundial dessa commodity.

Durante a “Era do Café”, o Brasil passou por uma grande transformação econômica e social. O cultivo do café se expandiu por várias regiões do país, principalmente no estado de São Paulo, que se tornou o maior produtor de café do mundo na época.

A produção de café gerou uma grande riqueza para o país e impulsionou o desenvolvimento de outras atividades econômicas, como a indústria e o comércio.

O café brasileiro era muito valorizado no mercado internacional, e seu comércio gerou uma enorme quantidade de divisas para o país.

Esse período também foi marcado pela chegada de imigrantes europeus, que foram atraídos pelas oportunidades de trabalho nas plantações de café.

Leia Também: Startup Pretende Treinar Abelhas Para Polinização De Café

Brasil o maior produtor de café do mundo

O Brasil é o maior produtor mundial de café e a produção de café no país é uma atividade de grande importância econômica e social.

A cafeicultura está presente em praticamente todas as regiões do país, mas as principais áreas produtoras são os estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Paraná.

A produção mundial de café em 2020 foi analisada pela Organização Internacional do Café, que divulgou os números de produção por países e regiões do mundo.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nos últimos anos a posição dos três maiores produtores de café do mundo permaneceu inalterada.

Em 2023, o Brasil continuou liderando como o maior produtor mundial de café, seguido pelo Vietnã e Colômbia.

A Organização Internacional do Café também divulgou a lista dos dez maiores produtores de café por mil sacas de 60 quilos são:

  1. Brasil
  2. Vietnã
  3. Comômbia
  4. Indonésia
  5. República Democrática do Congo
  6. Honduras
  7. Índia
  8. Uganda
  9. México
  10. Peru

O post Dia Mundial do Café: A commodity que moldou a economia brasileira apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Portal de Notícias.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui