Na manhã desta quarta-feira (19/4), ocorreu a celebração do Dia do Exército no Quartel-General do Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
É importante destacar que o evento aconteceu no mesmo local onde, no início do ano, havia acampamentos de manifestantes bolsonaristas que clamavam por um golpe de Estado.
Durante a cerimônia, o chefe do Executivo assistiu aos desfiles e às demonstrações militares. A presença de Lula no evento também pode ser vista como um gesto de aproximação com as Forças Armadas.
Recentemente, no dia 4 deste mês, o líder do PT participou da cerimônia de apresentação dos oficiais-generais recém-promovidos no Palácio do Planalto.
Leia Também: Coronel Da PM Afirma Que Exército Dificultou Prisão De Golpistas
Instituição ‘apolítica’, ‘apartidária’ e ‘imparcial’
Nesta terça-feira, em comemoração ao Dia do Exército, o general Tomás Miguel de Paiva, comandante da Força, emitiu uma ordem do dia reafirmando que o Exército Brasileiro é uma instituição “de estado”, “apolítica”, “apartidária” e “imparcial”.
O texto é significativo após quatro anos consecutivos em que as Forças Armadas foram utilizadas para fins políticos.
“O Exército imortal de Caxias, Instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história”.
Democrácia e repeito a Constituição
A Ordem do Dia também destaca a importância do respeito à população, às instituições e, acima de tudo, à Constituição.
Para alcançar esse objetivo, o Exército deve ser moderno, com capacidade dissuasória, profissionalismo e aptidão para ajudar o Brasil a enfrentar os desafios do futuro.
O texto conclui com um apelo à fé nos princípios democráticos, na resiliência e solidariedade do povo brasileiro, e no valor profissional dos militares.
“O Exército imortal de Caxias, Instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia. A Força agradece a seus bravos Soldados, da ativa e veteranos, pelos sacrifícios e pelos desafios ultrapassados. Prossigamos confiantes no futuro glorioso reservado ao Brasil.”
“Tenhamos fé nos princípios democráticos, na resiliência e solidariedade do povo brasileiro e no valor profissional dos nossos militares, herdeiros dos heróis de Guararapes e fiéis guardiões de nossa soberania!”
O post Dia do Exército: Ao lado de Lula, General Tomás pede respeito à Constituição apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Portal de Notícias.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui