#jornalcontabil

As empresas que possuem pendências em declarações precisam ficar atentas para não perderem seu CNPJ. A Receita Federal informou que poderá cancelar a inscrição daqueles que não fizeram as entregas fiscais obrigatórias nos últimos cinco anos.

“Os empresários que estão com algum envio em atraso podem consultar sua situação no e-CAC utilizando e um Certificado Digital válido”, explica o diretor de Varejo e Canais da Certisign, Leonardo Gonçalves.

Como consultar a situação na Receita

 

Acesse o e-CAC, “Certidões e Situação Fiscal”, “Consulta Pendências – Situação Fiscal” e “Consulta Pendências – Situação Fiscal – Relatório Complementar”.

As companhias consideradas inaptas terão sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica cancelada e seus documentos fiscais serão considerados nulos. Os débitos em aberto serão cobrados dos sócios do empreendimento.

A Receita Federal estima que, até maio de 2019, cerca de 3,4 milhões de CNPJs serão considerados inaptos.

Balanço da EFD-Reinf: como foram as primeiras entregas?

Outras aplicações do Certificado

Além do relacionamento com o Fisco, o Certificado pode ser usado para assinar documentos, sem papel e sem caneta, proporcionando agilidade, mobilidade e redução de custos às empresas.

O executivo ressalta, por fim, que “o Certificado Digital dá liberdade total para que o empresário organize sua rotina da maneira que achar mais produtiva. Ele não precisa, por exemplo, interromper uma viagem ou uma reunião de negócios para formalizar um contrato. Com poucos cliques e de qualquer lugar do mundo ele pode acessar o documento e assiná-lo usando o Certificado, com segurança e validade jurídica – assegurada pela legislação”.

Sobre a Certisign

A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais ao longo de seus 22 anos. A empresa tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e “50 Empresas Mais Inovadoras do País”, da DOM StrategyPartners.

O post CNPJ de 3,4 milhões de empresas podem ser cancelados apareceu primeiro em Jornal Contábil.


Fonte: jc