Fase da virada para o profissional da contabilidade

Neste 25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade, reflexão é sobre os desafios e oportunidades da atividade

A imagem daquele profissional da contabilidade atrás de uma mesa, com uma calculadora nas mãos envolto em muitos papéis, atrelada muitas vezes à burocracia e a más notícias de novos gastos com recolhimento de tributos fica cada vez mais distante, dando espaço para um consultor de negócios, apoiador do empreendedorismo, um profissional multidisciplinar, conhecedor de mercado e indispensável para o sucesso das empresas no país.

Na chamada Era da Contabilidade 4.0, o contador assume um papel altamente estratégico, consultivo, de cientista de dados, que fica mais próximo de seus clientes e auxilia nas tomadas de decisões de forma planejada, contemplando todos os aspectos que envolvem o empreendimento.

Oportunidades X Desafios

Hoje, contabilidade e tecnologia estão intrinsecamente ligadas e essa é uma realidade que não tem volta. Para o diretor fundador da SCI Sistemas Contábeis, Elinton Marçal, que estuda e atua como parceiro da área contábil há mais de 32 anos, o atual momento é de extrema relevância para o reposicionamento dos profissionais da contabilidade. Segundo ele, para atender as expectativas do mercado é fundamental o investimento em conhecimento e em tecnologia. “Sem esse foco, certamente o profissional terá vida curta no mercado de trabalho”, afirma o empresário, ao destacar também que a automação é fundamental para a área, contudo, é preciso sempre planejar com cuidado a transformação da empresa. “Existem muitas opções de softwares e as organizações precisam saber que escolhas mal feitas podem trazer dificuldades e ônus, é preciso que as ferramentas conversem, que haja integração e que os processos sejam otimizados”.

Passada essa fase, Elinton afirma que são grandes as oportunidades de mercado. “Um planejamento e conhecimento do mercado certamente possibilitam a adoção de ferramentas que efetivamente trarão mais produtividade, escalabilidade, redução de erros e retrabalho e redução de custos, além de segurança, tão importante hoje em dia”, explica ele, ao enfatizar que dessa forma, o profissional da contabilidade está preparado para atender seus clientes de forma consultiva e ter sucesso. Para Elinton, é uma satisfação ser parceiro da classe contábil há mais de três décadas e, para auxiliar os contadores nesse processo de crescimento, a SCI sempre apoia a área, com lives gratuitas, muito conhecimento e investimento em eventos para capacitação da área.

Desafios econômicos e tributários

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, Daniel Coêlho, também acredita que o momento é de grandes desafios para o profissional da contabilidade e pontua a importância da realização das reformas tributária e administrativa como de fundamental importância para a facilitação do ambiente de negócios no Brasil, o que impactará positivamente a classe contábil. “O contador tem importância grandiosa paras as empresas, paras as tomadas de decisões, pois ele é o elo forte do dia a dia dessas organizações, cuja atuação vai além do cumprimento das exigências fiscais, chegando no apoio ao entendimento das regras do mercado do seu cliente, em como calcular custos, vender e direcionar a empresa para o sucesso”, afirma o líder setorial.

Para que o profissional esteja preparado para esse novo cenário de grandes transformações, Daniel Coêlho destaca que é preciso entender esse novo mundo, onde a internet e outros meios de comunicação aproximam as pessoas e surgem novas formas de trabalho, como o trabalho remoto. “Esse novo panorama traz novas perspectivas para o profissional da contabilidade, que é convocado a direcionar todo o seu conhecimento e expertise à serviço do desenvolvimento das empresas e do país”.

Mudança de mindset

Ao relembrar a percepção antiga do profissional como burocrata, o contador Fabiano Azevedo, embaixador da Omie, afirma que o grande desafio hoje é a mudança de mindset, é o posicionamento dele como alguém que agrega valor, que contribui para o sucesso dos negócios, ou seja, muito além da atuação visando a conformidade.

Para o contador, a atuação do profissional tem sido percebida hoje como aquela que soma e ajuda no crescimento, que traz insumos e insights para que o empresário possa tomar as melhores decisões. “Nos últimos anos, essa mudança de mindset tem acontecido por conta do avanço da transformação digital, que chegou na contabilidade com muita força. Hoje os processos burocráticos podem ser automatizados, as rotinas são automatizadas e os profissionais contábeis têm tempo para fazer a leitura dos dados e dar um suporte efetivo para as tomadas de decisões.

Para Fabiano Azevedo, agora o contador entra em uma fase onde o seu papel torna-se vital para o ambiente de negócios e esse cenário permite que as empresas de contabilidade hoje performem melhor e ganhem um alto nível de confiança. “Hoje o profissional contábil tem a oportunidade de olhar para o core business do cliente, dar atenção para as vendas, para o time e para os processos e efetivamente fazer a diferença”.

O post Fase da virada para o profissional da contabilidade apareceu primeiro em ContNews.

Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui