Compliance: como a prática pode ajudar a reduzir o risco de fraude financeira em sua empresa

Nos últimos anos cresceu a conscientização sobre a importância de práticas corporativas éticas, responsáveis e sustentáveis. O ESG (Environmental, Social and Governance), ou em português ASG (Ambiental, Social e Governança), é um conceito que abrange essas três áreas e é utilizado para avaliar o desempenho de uma empresa em relação a elas. Nesse contexto, um programa de integridade é fundamental para garantir que uma empresa esteja cumprindo suas responsabilidades a cerca desses temas.

De acordo com Cláudio Peixoto, sócio de Financial Advisory da Mazars, no que se refere ao aspecto ambiental, um programa de integridade pode ajudar a empresa a identificar e mitigar riscos ambientais em suas operações, como a poluição ou o uso excessivo de recursos naturais. “Isso pode incluir o estabelecimento de políticas e procedimentos para garantir a conformidade com as regulamentações ambientais, a adoção de práticas de eficiência energética e a redução do desperdício.”

Para o executivo, no âmbito social, um programa de integridade pode ajudar a empresa a garantir que seus negócios sejam conduzidos de forma justa e transparente, respeitando os direitos humanos e promovendo a diversidade e a inclusão. “É importante incluir o estabelecimento de políticas de não discriminação, a adoção de práticas de remuneração justa e a promoção da diversidade em todas as áreas da empresa.”

Já em relação ao aspecto de governança, Peixoto declara que um programa de integridade pode ajudar a empresa a garantir a transparência e a responsabilidade em suas operações. “É preciso adotar práticas de governança corporativa que garantam a prestação de contas e a tomada de decisões transparentes, a promoção da ética empresarial em toda a organização e a adoção de sistemas eficazes de monitoramento e relatórios.”

Ainda de acordo com Peixoto, a fraude é um problema grave em muitos países e pode afetar negativamente a reputação de uma empresa, além de trazer riscos legais e financeiros. “Por isso, é fundamental que as empresas adotem medidas efetivas para prevenir a corrupção em todas as suas atividades, como a implementação de políticas claras de anticorrupção, a adoção de processos de due diligence para identificar e avaliar possíveis riscos e a realização de treinamentos para conscientizar os funcionários sobre a importância da ética e da transparência.”

A implementação de um programa de integridade bem desenvolvido não só ajuda a empresa a cumprir suas responsabilidades em referência ao ESG, mas também pode trazer benefícios significativos para a empresa, como a redução de riscos legais e financeiros, a melhoria da reputação e a atração de investidores e clientes que valorizam práticas sustentáveis e éticas. Além disso, pode ajudar a empresa a identificar oportunidades de melhoria em suas operações, aumentando a eficiência e a eficácia dos processos.

Abaixo, Cláudio Peixoto lista as principais ações para a eficiência no compliance:

Digital:

  • Criação de política de Privacidade e de Segurança de Proteção de Dados;
  • Consultoria para implementação de programas de Proteção de Dados;
  • Implementação da Lei de Proteção Geral de Dados.

Trabalhista:

  • Criação de Código de Conduta e de Regulamentos Internos;
  • Treinamento;
  • Monitoramento;
  • Auditoria trabalhista;
  • Implementação de canal de denúncia e sua possível investigação.

Anticorrupção:

  • Implementação de políticas, a fim de coibir práticas ilícitas.

Existe a preocupação com a quebra de confiança no relacionamento entre as instituições, os colaboradores e os stakeholders, tanto no âmbito econômico quanto no social.

“Prevenir, detectar e corrigir. Esses são os pilares do compliance; não existe margem para dúvidas, nem para qual direção seguir. Seu sucesso depende diretamente do apoio da mais alta gestão da empresa e que a ética esteja presente nos valores e na cultura organizacional da empresa”, finaliza Peixoto.

por Insight Comunicação

O post Compliance: como a prática pode ajudar a reduzir o risco de fraude financeira em sua empresa apareceu primeiro em ContNews.

Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui