A Semana do MEI 2023, evento anual promovido pelo Sebrae, foi lançada nesta quarta-feira por meio de uma live. A transmissão contou com a abertura do presidente da instituição, Décio Lima, que apontou os microempreendedores individuais (MEI) no país como protagonistas da economia brasileira.
“Você que é um MEI social é responsável por resultados fantásticos da nossa economia, do seu crescimento e da sua pulverização. Ou seja, da divisão da riqueza. Não dá mais para pensar o Brasil sem você, nosso MEI social”, afirmou Décio Lima, em vídeo exibido na abertura da live, transmitida do auditório do Sebrae Nacional, em Brasília, por meio das redes sociais.
A Semana do MEI ocorrerá oficialmente de 22 a 26 de maio. A programação já pode ser acessada pelo site www.sebrae.com.br/semanadomei. Serão cinco dias de muitas atividades, networking, palestras, oficinas práticas, dicas e histórias inspiradoras, de forma presencial e online, com vários pontos e tendas de atendimento por todo o país.
“Nesta semana vamos estar em todos os cantinhos do país, em todos os Sebraes, para poder acolher as preocupações de vocês e, com isso, aumentar ainda mais os 15 milhões de brasileiros que já são empreendedores, para torná-los cada vez mais competitivos”, ressaltou Décio Lima.
História inspiradora
O lançamento da Semana do MEI teve ainda a participação de Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural, rede de salões especializados em cabelos crespos, cacheados e ondulados. Ela contou a trajetória de sua origem humilde, tendo começado a trabalhar como babá aos 9 anos, quando passou a ser obrigada pelos patrões a cortar e alisar os cabelos de que ela tanto gostava no estilo “black”, até chegar à posição atual de empresária de sucesso, com 30 unidades em cinco estados, 1,5 mil colaboradores e 100 mil clientes atendidos por mês.
“Minha mãe dizia: tudo que você fizer, faça perfeito, que aí tudo acontece. E eu vi que eu podia ser a melhor faxineira, a melhor arrumadeira, a melhor passadeira, a melhor babá. E isso foi fazendo com que as pessoas me conhecessem. Quando eu tinha 21 anos de idade, resolvi: vou cortar o meu cabelo todo. Nessa mesma época, tive a oportunidade de fazer o curso de cabeleireiro para poder entender o meu fio. E vi que eu poderia desenvolver um produto que não tirasse a originalidade do meu fio, apenas retirando o ressecamento dele”, conta Zica.
A ideia parecia boa, mas Zica se lembra que “não tinha um tostão”, pois ainda era empregada doméstica. Mesmo assim, ela fez uma fórmula básica e soube, em uma capacitação, que não poderia usar na cabeça das pessoas se não conseguisse registrar o produto. Procurou algumas patroas. Após ser desencorajada por duas, a terceira conseguiu uma profissional de química que a orientou, passou tudo para o papel até que ela conseguiu o registro do produto.
“Passaram-se dez anos, dez anos testando até conseguir a formulação. Aí me reuni com meus sócios, meu marido, meu irmão e uma amiga, e abrimos o Beleza Natural num fundo de quintal”, relembra Zica. Para ela, o sucesso da empreitada tem a ver com persistência, resiliência, inovação e respeito aos clientes. “Éramos quatro empreendedores negros que entendiam exatamente o que nossas clientes queriam. Ali havia amor para atender, um atendimento encantador e um produtor inovador. Não tinha como dar errado”, afirma.
Ela disse ainda que o empreendedor precisa acreditar no que faz, não pensar somente no dinheiro logo no início, avaliar se o negócio faz bem para os outros e buscar conhecimento sempre. “Quando eu fui buscar conhecimento, aí sim eu falei: agora eu vou entender sobre fio de cabelo, sobre o mercado, vou poder trazer novidades, porque eu fui buscar conhecimento. Hoje estamos aqui na Semana do MEI para que as pessoas se capacitem, isso é muito bom”, afirmou.
*Saiba mais em: www.sebrae.com.br/semanadomei
Fonte: SEBRAE
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