O presidente do Sebrae, Décio Lima, participou, nesta sexta-feira (2), da solenidade de adesão da Prefeitura de São Luís (MA) à terceira edição do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa pretende engajar gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas voltadas a atender às principais demandas dos pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, com a potencialização e institucionalização da Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas. A cerimônia contou com a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

A Prefeitura aderiu ao programa desde a primeira edição realizada no estado. Com o sucesso das ações implementadas ao longo do período, o município participa agora do novo ciclo adquirindo um pacote diferenciado (chamado Ouro), em que o Sebrae vai executar soluções empreendedoras de acordo com as particularidades locais, seguindo as prioridades do plano de gestão municipal.

“O Sebrae cumpre seu papel de formador e procura sempre qualificar sua entrega criando uma ambiência de negócio que possa facilitar a vida do microempreendedor. Mas isso tudo só se faz em parceria”, apontou Décio Lima.  O presidente do Sebrae destacou a importância do município para o país. “São Luís é uma capital majestosa, que tem um valor histórico na formação da territorialidade brasileira e na formação do nosso povo e da nossa gente”, acrescentou.

“Estamos na época junina, que é um período de muito empreendedorismo. Ampliamos nossa parceria junto ao Sebrae, que foi fundamental em muitos momentos, como no período de enfrentamento da pandemia. Sempre levantaremos a bandeira de defesa e valorização do Sistema S”, comentou o prefeito Eduardo Braide.

Sebrae pelo Brasil 

O Cidade Empreendedora entra na programação do projeto Sebrae pelo Brasil para criar oportunidades às micro e pequenas empresas e dar oportunidades para surgimento de novos negócios. Em sua agenda, o presidente do Sebrae esteve em São Luiz para prestigiar também o Programa Nordeste ON (NEon), que ultrapassou todas as expectativas, sobretudo pela participação efetiva do público que alcançou o recorde de 10 mil inscritos.

“Nós temos orgulho do Maranhão, da sua força, da sua pujança e da sua resiliência, em todos os sentidos da vida e da economia, e, principalmente, da expressão cultural. Chegar em São Luís (MA) é de se arrepiar, porque a gente é tocado pelo que há de melhor em nós, os valores humanistas e do acolhimento. São Luís é um extraordinário palco para o empreendedorismo”, finalizou.

Os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba foram os primeiros a receber o projeto “Sebrae pelo Brasil”. A iniciativa está percorrendo o país de Norte a Sul para fomentar as potencialidades locais e, com isso, abrir oportunidades por meio do empreendedorismo. No Maranhão, além do terceiro ciclo do Cidade Empreendedora, a Usina Fotovoltaica foi lançada durante o NEon, um dos principais eventos de inovação do Nordeste.

NEon

O Nordeste ON está alinhado com os objetivos de sustentabilidade do Pacto Global da ONU, do qual o Sebrae é signatário. Sustentabilidade alinhada com a construção de um planeta verde, mais consciente e melhor de se viver. Participam do desafio as startups Compensei e E+ Reciclagem.

Além do prefeito, o secretário de Governo, Emílio Murad; o líder empresarial Celso Gonçalo de Sousa, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae; o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís, Felipe Mussalém; o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal Barros Filho; e o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Washington Oliveira, participaram da solenidade a mesa.

Entre as presenças, em destaque, a presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa; o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso Fernandes, e Fábio Nahuz, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA).

Mais detalhes do Nordeste ON – NEON pode ser acessado no site: https://nordesteon.com/.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui