A Agência Sebrae de Notícias traz um bate-papo com a empreendedora Denilze Oliveira, da Região Tocantina, que está há 15 anos atua no mercado de beleza e há dois criou sua própria marca de produtos capilares. Ela começou a empreender com um pequeno salão de beleza, em Porto Franco (MA), mas sempre teve um objetivo em mente: ter sua própria linha de produtos capilares.
Talento e simpatia não faltaram para conquistar clientes e ampliar sua rede de contatos, aliando sonho a conhecimento para que o objetivo fosse alcançado. Nesse percurso, ela contou com o apoio importante do Sebrae. Quer saber como? Continue aqui para acompanhar esta história inspiradora e saber mais. Vamos lá?
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ANS – Para iniciar a nossa conversa, Denilze, conte-nos como você começou a empreender?
Denilze – Eu comecei com a distribuição de cosméticos, há 15 anos. No decorrer desse tempo, eu vendi várias marcas, vi algumas nascerem nas minhas mãos e se firmarem no mercado. Eu tinha meu salão de beleza, meus clientes, mas sempre olhando para o meu maior desejo: criar minha marca própria.
ANS – Houve um longo caminho até chegar ao cumprimento do seu sonho. Então, em que momento você decidiu tirá-lo do papel e iniciar sua própria marca de produtos capilares?
Denilze – Com esse tempo e experiência no mercado, aflorou ainda mais o desejo de ter a minha marca e não comprar a fórmula pronta. Então, fui estudar estética e cosméticos, com objetivo de me aprofundar em cosmetologia. No laboratório, eu comecei a conhecer os ativos, saber as funções e a desenvolver os produtos, sempre pensando em atender aos desejos e às necessidades dos meus clientes.
ASN – Empreender é desafiador, muitas vezes ocorre por necessidade e sem auxílio de início, mas percebemos a sua preocupação em buscar conhecimentos técnicos desde o começo. Você considera que isso foi importante para desenvolver o seu empreendimento?
Denilze – Sim, muito. Unir o meu conhecimento e as experiências do dia a dia ao estudo que me fez enxergar além e saber onde ir. Antes mesmo da faculdade, eu já tinha buscado consultorias com o Sebrae.
Posso dizer que o meu começo foi com o Sebrae, quando eu tinha entre 17 e 18 anos. Na época, eu era cabelereira na cidade de Porto Franco e um dos meus primeiros contatos com o Sebrae foi o Empretec, um verdadeiro divisor de águas.
ASN – O Sebrae, realmente, busca favorecer esse suporte e força aos pequenos negócios. Conte aos nossos leitores quais soluções do portfólio Sebrae você utilizou?
Denilze – Posso dizer que o meu começo foi com o Sebrae, quando eu tinha entre 17 e 18 anos. Na época, eu era cabelereira na cidade de Porto Franco e um dos meus primeiros contatos com o Sebrae foi o Empretec, um verdadeiro divisor de águas que me fez crescer profissionalmente, pois eu queria ir além, sair do salão, mas não conseguia, sempre vinham medos e inseguranças e eu não sabia como poderia passar por cima disso e ir em frente. O Empretec me ensinou a calcular os riscos, planejar e estabelecer metas, porque só com sonhos não se faz nada. Mas eu também fiz o Líder Coach, participei de inúmeras Semanas do MEI, mentorias e consultorias. Os cursos da grade regular e os maiores, fiz todos eles e todo empreendedor poderia fazer.
ASN – Além dos conhecimentos técnicos, de onde vem a inspiração para criar os produtos?
Denilze – Dos meus clientes (risos). Eu adoro visitar os clientes nos salões, visitar os cabeleireiros, não apenas para vender, mas também para coletar informações que utilizo na minha produção. Eu olho os produtos dos concorrentes, pergunto aos meus clientes as necessidades, os desejos, o que e como eles querem. Faço um verdadeiro laboratório mesmo.
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ASN – Você participa de forma direta do produto, desde a escolha de ativos até a embalagem?
Denilze – Todos os nossos produtos têm a minha participação. É lógico que eu levo para indústria, mas tudo tem a minha participação, por exemplo, a seleção de ativos, formato e cores da embalagem. Eu sei dizer exatamente o que eu quero e o que eu não quero. Para isso, eu continuo estudando e me aprimorando para pegar tudo que a indústria tem de melhor e ofertar o melhor ao meu cliente.
ASN – Atualmente, você já lançou quantos produtos no mercado?
Denilze – Lançamos oito! Os primeiros dois foram em 2021 e, agora, temos mais seis produtos. De lá para cá, fui me aprimorando e adotando tecnologias inovadoras, inteligentes. Eu queria um produto multifuncional porque, hoje, as mulheres não querem passar muito tempo no salão, afinal a vida é muito corrida. Temos selagem para cabelos loiros e escuros, produtos para cabelos ondulados e cacheados, botox para hidratar e mais dois perfumes capilares com proteção térmica.
ASN – Neste mercado concorrido, qual diferencial você tem a ofertar aos clientes?
Denilze – O cabeleireiro está cansado de passar horas fazendo chapinha para ter resultado de uma selagem. Os clientes não aceitam mais produtos fortes, que incomodam bastante. Eles querem produtos suaves, que não agridem ou comprometam a sua saúde capilar e tragam resultados. Nossos produtos têm nanotecnologia e possuem uma entrega muito eficaz, um alisamento com muito tratamento. Investimos nas manteigas e óleos de que os cabelos necessitam.
Nunca desistam dos seus sonhos! Não tenham medo de buscar conhecimento profissional que possam ajudá-lo a evoluir
ANS – Você citou anteriormente que utiliza tecnologias inteligentes, inovadoras. Sem revelar suas fórmulas, o que você poderia nos contar sobre essas tecnologias?
Denilze – A nossa selagem não tem cheiro, não faz fumaça e, muitas vezes, não precisa passar chapinha. Basta passar quatro vezes, desta forma o cabeleireiro ganha tempo, a cliente sai com cabelo altamente hidratado. Além disso, o nosso é um produto socioeconômico, que traz qualidade de vida, qualidade de vida, um produto acessível e sustentável, possui embalagem biodegradável, por exemplo.
ASN – Para finalizar, deixe uma mensagem para os empreendedores e para aqueles que querem ter o seu próprio negócio, mas não sabem como ampliar ou iniciar seus negócios.
Denilze – Nunca desistam dos seus sonhos! Não tenham medo de buscar conhecimento profissional que possam ajudá-lo a evoluir. Continuem estudando, conhecendo o mercado e oferecendo sempre o melhor ao seu cliente. O Sebrae tem muitos cursos, então fique atento e muito sucesso a todos!
Fonte: SEBRAE
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