As finanças “embutidas” têm se tornado cada vez mais populares na indústria de fintechs. O termo embedded finance faz menção ao financiamento incorporado, ou seja, é a integração de serviços financeiros em plataformas não financeiras. Com isso, os consumidores podem acessar serviços bancários em plataformas de mídia social, sites de comércio eletrônico ou até mesmo aplicativos de carona, sem precisar de redirecionamento para sites de bancos.
A ideia por trás das finanças incorporadas é tornar os serviços financeiros mais acessíveis, convenientes e integrados para os consumidores, que podem economizar tempo e esforço. Para as empresas, é uma forma capaz de atingir um público mais amplo. Entretanto, ainda existem alguns mitos que envolvem o tema, tanto para quem oferece os serviços quanto para quem os consome.
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Ticiana Amorim, CEO da Aarin, hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance, explica que o sistema já é utilizado no dia a dia das pessoas, mas muitas vezes passa despercebido. “Quando utilizamos um aplicativo de transporte, por exemplo, estamos utilizando um sistema de compra incorporada. O embedded finance abre um leque de possibilidades e é uma tendência mundial que pode aumentar a receita das empresas ao mesmo tempo que torna mais democrático o acesso para o consumidor”, esclarece.
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Conheça as principais mentiras que são contadas sobre as finanças embutidas no Brasil.
É complicado para o usuário
Pelo contrário, o embedded finance oferece uma experiência de usuário aprimorada e gera maior conveniência. Ao integrar serviços financeiros em plataformas não financeiras, os consumidores podem acessá-los com mais facilidade e sem a necessidade de alternar entre diferentes aplicativos. Os usuários podem desfrutar de uma experiência integrada. Um exemplo é o de sistemas como o de aplicativos de compra de comida, no qual todos os restaurantes fazem a venda pela mesma plataforma.
É difícil de implantar
Para quem oferece, é possível contar com uma implantação descomplicada e com baixo custo de investimento, desde que conte com uma plataforma especializada e devidamente credenciada para atuar nesse setor. Isso evita, por exemplo, a necessidade de formar uma equipe de desenvolvedores e de legal somente para oferecer e gerenciar o recurso.
A empresa fica limitada a seus próprios clientes
Não é preciso ficar restrito aos seus consumidores habituais. O sistema oferece a possibilidade de conquistar uma base de clientes expandida. Ao fazer parceria com plataformas financeiras, as instituições podem atingir um público mais amplo e aumentar sua base de clientes. Diversificar a oferta de produtos, incluindo as etapas financeiras, ajuda na retenção de clientes. O investimento em marketing também se torna mais eficaz, pois o cliente tem a possibilidade de ir até o final da jornada de compra sem sair do hiperlink utilizado.
Meus dados correm risco
Por isso é importante escolher uma plataforma não financeira confiável para oferecer os serviços financeiros e saber bem como eles serão integrados. As instituições financeiras precisam fazer parceria com a plataforma não financeira certa para garantir o sucesso da integração. Assim, não existe nenhum risco para o consumidor e para quem faz a venda. O sistema Open Finance possui diretrizes que previnem fraudes. Além disso, todos os serviços financeiros precisam ser auditáveis e os dados do cliente são protegidos pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Embedded Finance no Brasil.
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Fonte: Jornal Contábil
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