Desenvolver e estimular o empreendedorismo entre os influenciadores digitais. Esse é o objetivo do “Influencia, Brasil”, evento realizado pelo Sebrae, no Rio de Janeiro, durante esta quinta-feira (10). Levantamento do We Are Social mostrou que o Brasil é o segundo país que mais segue influenciadores (44,3% dos usuários da internet), atrás das Filipinas (51,4%). Cerca de 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais e, destes, 52% seguem pelo menos um influenciador, de acordo com pesquisa do Ibope Inteligência de 2021.

“Cerca de 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais. O Sebrae precisa apoiar e trabalhar para que os influenciadores consigam ter uma atuação cada vez mais empreendedora. Estamos em várias frentes e atentos com a questão da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE). No Congresso Nacional, vamos trabalhar para a criação de um CNAE da economia criativa e do influenciador, criando condições de uma formalização específica como MEI”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.

O “Influencia, Brasil” irá abordar o papel e a importância de influenciadores digitais e produtores de conteúdo na internet. Durante todo o dia foram discutidos assuntos como formalização, influência digital e responsabilidade social, pois esses profissionais precisam ser capacitados sobre como gerar opinião com responsabilidade, evitando a disseminação de fake news, por exemplo.

Influenciadores entram na pauta do empreendedorismo
“Influencia, Brasil”, evento realizado pelo Sebrae, no Rio de Janeiro.

Um kit com ferramentas foi lançado para auxiliar na gestão dos influenciadores enquanto empresas. O material é composto por uma calculadora de jobs e modelos de proposta comercial, contrato e mídia kit, esse último com orientações para auxiliar o influenciador no desenvolvimento do seu próprio material. Também consta no material um código de ética, contendo os princípios da atividade publicitária, informações sobre a autorregulação do mercado publicitário, as regras das redes sociais, a legislação para influenciadores, o marco civil da internet, o código de defesa do consumidor, a LGPD, o código penal e a atividade publicitária para crianças e adolescentes. Para acessar, clique neste link.

“Os influenciadores digitais abriram uma nova categoria no campo do empreendedorismo. As mídias sociais deixaram de ser apenas entretenimento e tornaram-se importantes ferramentas de divulgação. O kit que estamos lançando tem o propósito de auxiliar os influenciadores digitais a transformarem suas ações, seus talentos espontâneos, em ganho material “, reforça Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.

Segundo pesquisa Nielsen/2022, o Brasil é o segundo país com mais pessoas apostando na carreira, perde apenas para os Estados Unidos. Só no Instagram, o país lidera o ranking, com 10,5 milhões de influencers.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui