Vanessa Correia, produtora rural de banana orgânica e biodinâmica, em Santa Catarina, tinha um empreendimento familiar que começou com a produção e venda de banana in natura, sem marca própria nem diferencial no mercado. Depois de participar do Empretec, metodologia da Organização das Nações Unidas e que no Brasil é aplicada pelo Sebrae, a empreendedora resolveu inovar. Foi assim que ela transformou o negócio, ampliando o leque de produtos e criando a “Vale das Bananas”, que hoje oferece a fruta em diferentes apresentações: chips, passa e coberta com chocolates branco e ao leite.
A história de Vanessa é representativa dos 30 anos do Empretec no Brasil. Ao longo desse período, o Sebrae já capacitou mais de 300 mil pessoas, o que corresponde a 60% de todos os empreendedores capacitados com essa metodologia no mundo. Na noite de quinta-feira (21), um evento em São Paulo marcou a comemoração pelo aniversário do programa. A festa foi marcada por homenagens a gestores, facilitadores do programa e empretecos (como são chamadas as pessoas que participam do programa).
“Quem participa sai pronto para empreender”, declarou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, em mensagem gravada na qual cumprimentou todos os envolvidos, ressaltando a atuação estratégica dos empresários capacitados para o crescimento da economia do país. “O Empretec é unanimidade e motivo de orgulho, é o principal programa de formação de empreendedores com reconhecimento internacional”, acrescentou.
Nossos dois verbos são servir e apoiar. O Empretec é a forma como servimos e apoiamos os empreendedores em suas trajetórias transformadoras e de sucesso e, também, de dificuldades.
Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.
–
Transformação, sucesso, persistência e autoconfiança. Essa foi a síntese que os empresários fizeram do programa, ao serem questionados pelo apresentador Zeca Camargo a respeito dos principais comportamentos dos empreendedores que passam pelo Empretec.
“O programa me fez refletir muito. Saí renovado da capacitação”, lembrou o empresário mineiro Thiago Kempen, que, à distância, comanda empresas em Curitiba e Porto Alegre voltadas para o ramo da odontologia.
Em sintonia com as mudanças introduzidas pelas novas tecnologias no ambiente de negócios, foi anunciado o lançamento de uma nova modalidade do programa. O Empretec Arena, formato surgido para quem quer refazer o Empretec. Antes, os empreendedores só podiam fazer uma única vez. Agora, podem participar novamente por meio do Arena.
Interessados em participar devem procurar mais informações nos escritórios do Sebrae em seus estados, no telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.sebrae.com.br/empretec.
–
/>
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui