Levantamento publicado pelo colunista Armando Lourenzo, da “VC S/A”, mostra que 83% dos líderes (gerentes, coordenadores e supervisores) que foram demitidos no Brasil este ano tiveram como causa o comportamento. “Conhecimentos técnicos, do negócio em si e do seu próprio ofício são obviamente importantes, mas nem de longe são suficientes. Para gerenciar equipes, desenvolver as chamadas ‘soft skills’ é muito mais…”, adverte.
No âmbito dos recursos humanos, “soft skills” é um termo usado para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas primordiais para a formação de novos líderes, como a comunicação, flexibilidade e resiliência, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, empatia, ética e pensamento crítico, entre outras.
Em sintonia com a questão, a Escola de Negócios Sebrae promoverá na próxima semana (de 2 a 5/10), como parte das ações do Mês das Micro e Pequenas Empresas, um turma-piloto do curso Arena de Líderes, voltado especificamente para profissionais que exercem funções de liderança em suas atividades.
O curso é realizado em quatro encontros de oito horas cada, onde os participantes são envolvidos em atividades práticas e dinâmicas, debatem estudos de casos, realizam dinâmicas e discutem estratégias.
Os temas abordam autogestão e autoeficácia, gestão de times de alto desempenho, dimensões do desenvolvimento organizacional, como planejar reuniões eficazes, perfis de liderança, novas formas de empreender, cidades inteligentes (smart cities), inteligência de mercado, políticas públicas, storytelling, media training e marketing digital.
Para o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o curso Arena de Líderes servirá para desenvolver as habilidades comportamentais e as competências que os líderes já carregam em si, além de ser uma excelente oportunidade para rever conceitos e metodologias e estabelecer uma rede de networking com pessoas de alta performance. “A liderança é uma combinação vencedora de características pessoais, discernimento, empatia e muito estudo”, conclui.
A Escola de Negócios Sebrae é voltada para a educação de alto impacto e conta com capacitações relacionadas ao Mercado Financeiro e Capitais, Times de Alta Performance, Academia de Líderes, além de web séries sobre blockchain e criptoativos.
Confira a programação da Escola de Negócios Sebrae para 2024 no link abaixo:
https://vitrine.sebraego.com.br/escola-de-negocios/.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui