A criação de marcas fortes e rentáveis, que passa pela tecnologia, posicionamento pessoal e digital, postura e autoconfiança, foi o regente das discussões em encontro com grandes nomes da Contabilidade nacional
‘Perfeitamente adequadas para exercer o seu papel e liderar negócios fortes e lucrativos.’ A partir dessa provocação, o DPE_Na Estrada edição São Paulo reuniu contadoras que desejam tornar suas marcas mais relevantes. Durante uma tarde, empresárias e empreendedoras estiveram juntas na Zona Oeste da capital paulista para debater temas que são fundamentais para a construção de negócios sustentáveis e que vendam mais e melhor.
Para começar a tarde, o posicionamento digital valorizou qualidades femininas, como empatia, flexibilidade e inclusão, as quais fazem toda a diferença tanto na apresentação para o mercado quanto para os times internos. Afinal, quando eles estão engajados, maior é o retorno financeiro ao negócio.
Ainda focando nas características da líder, o tema Branding e CEO Positioning na construção de marcas fortes reforça que não existe CNPJ sem CPF sólido para que haja valuation, o que é diferente da rentabilidade dadas pelos clientes. Isto é, não há opção, negócios precisam crescer, enquanto para as pessoas, é possível escolher. Além de também ser possível construir a autoridade de marcas sem haver conflito entre a pessoa jurídica e a física. Tudo isso “porque cada líder é seu superpoder”, completa Ana Meneguini, fundadora da Lureness e do Movimento DPE.
A Inteligência Artificial na liderança feminina, outro tópico de destaque, reforça que “uma liderança eficaz é empática, focada na tomada de decisões e na capacidade de comunicar e deve ser encarada como uma jornada, porque lida com gente”, como pontua Juliana Rissardi, consultora em desenvolvimento pessoal e profissional. Para tal, a Inteligência Artificial (IA) traz eficiência e recursos para que líderes possam fazer o negócio crescer, sem perder o foco nas pessoas.
Partindo da tecnologia, o Mindset ágil e indicadores de performances auxiliam na criação de processos bem-elaborados e que levam ao resultado mais facilmente. Com isso, é preciso mapear o que está de improcedente na operação nos dias atuais, impedindo que ela cresça, reestruturar com prazos curtos e focar na transmissão da informação de forma simples e eficaz. Mas é importante ter em mente que o processo sem consciência gera ineficiência e desperdiça recursos, colocando no lugar errado onde não precisava ou quando não deve ser prioridade, culminando em custo e desperdício de tempo.
Ao abordar o comportamento, a Etiqueta social na mesa de negociação faz toda a diferença, porque etiqueta é uma ferramenta poderosa. A forma de vestir e falar são primordiais para os contatos corporativos. E tenha em mente que “todo contratante quer lidar com seus iguais”; então, desde a foto corporativa até o cumprimento e a comunicação verbal serão analisadas nessas interações.
Como resumo, “não se sentir adequada impede que profissionais incríveis mostrem o que tem como competência”, reforça Ana Meneguini. Por isso, o autoconhecimento é fundamental e também estar cercada de pessoas que potencializam os seus talentos e te dão força para enfrentar os desafios e impulsionar os negócios.
Delas, Para Elas: para mulheres que lideram negócios contábeis
As contadoras representam 46% dos registros CRC emitidos no Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade e lideram negócios que impactam diretamente a longevidade dos pequenos e médios empreendedores brasileiros.
Foi por e para elas que o DPE surgiu. Delas, Para Elas é um espaço híbrido para o debate e o aprendizado das melhores práticas de Branding, execução de marketing, processos comerciais, liderança feminina e lucratividade. Com mais de 2 mil pessoas impactadas por meio das redes sociais, o movimento parte para as interações presenciais, com duas edições já realizadas em 2023: Recife e São Paulo.
“Nós ouvimos as mulheres contadoras e criamos para elas um espaço feminino onde a troca e o acolhimento para falar de temas de negócios acontece de forma mais natural. A pauta dos encontros é bem nichada para o universo dos temas que impactam diretamente a geração de mais lucratividade nestes negócios contábeis. Nosso objetivo é que elas tenham mais rentabilidade e lucratividade, ou ainda, que evoluam de forma consistente em suas carreiras”, reforça Ana Meneguini.
Com o objetivo de ser e proporcionar um ambiente acolhedor e feminino para debater estratégias de crescimento dos negócios, a inclusão e a troca de experiências têm o poder único de gerar transformações positivas, conectar, fortalecer e impulsionar as marcas contábeis lideradas por mulheres no Brasil, o DPE expande suas ações e em breve apresentará os próximos encontros e formação das profissionais.
Para impulsionar e fomentar a comunidade, produtos licenciados foram criados e podem ser adquiridos, bem como a DPE Magazine chega a sua segunda edição com análise dos tópicos debatidos nas plataformas on e offline e dá voz às participantes. Afinal, o futuro é o resultado do hoje e ninguém precisa temê-lo.
Sobre a Lureness e o DPE:
A Lureness é uma consultoria tailormade de branding, comunicação institucional e cultura corporativa. DPE, Delas, para Elas é um movimento idealizado pela consultora. A Lureness quer ser a alavanca do crescimento das marcas de negócios contábeis fundadas ou lideradas por mulheres e também para seus clientes, PME´s que faturam a partir de R$ 1,5MM/ano e querem impulsionar e acelerar seu crescimento através de diferenciação competitiva via Branding.
por MA² Comms
O post DPE_Na Estrada SP traz as novas perspectivas da liderança feminina no mercado contábil apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui