Entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, Singapura recebe 12 startups brasileiras em uma Missão de Imersão através do Programa Startup OutReach Brasil, uma iniciativa conjunta de internacionalização de startups. Com a realização do Sebrae Startups em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério das Relações Exteriores, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Sebrae, o programa oferece diversas oportunidades na cidade, que é um grande centro comercial e financeiro para empresas de tecnologia do sudeste Asiático.

O destaque na agenda da Missão foi o “Demo Day”, que aconteceu na última sexta-feira, (27). Nele, as startups brasileiras tiveram a oportunidade de apresentar seus pitches para players estratégicos do ecossistema na sede da Singapore Business Federation. Além disso, os negócios terão acesso, a partir de amanhã (31), à seminários, oportunidades de networking e a possibilidade de conexão com investidores e potenciais parceiros locais na Singapore Week of Innovation and Technology (SWITCH), principal feira de tecnologia da região. Em um estande oferecido pela Embaixada brasileira em Singapura, as startups selecionadas terão a possibilidade de apresentar as suas soluções.

De acordo com Dario Joffily, Analista de Inovação do Sebrae, o Startup OutReach tem como grande diferencial a escolha cuidadosa de um mercado destino. As startups são especificamente selecionadas, treinadas e conectadas pelas instituições em duas fases, virtual e presencial. “A antecedência e o planejamento cuidadoso para cada mercado destino faz com que nossas startups brasileiras cheguem muito mais preparadas e capacitadas para aproveitar as oportunidades específicas de cada ecossistema internacional que visitamos”, afirma.

Além do Startup OutReach compartilhar com o mercado, na prática, como o processo de internacionalização deve ser pensado de acordo com cada contexto, o Sebrae Startups promove treinamentos e mentorias para as startups do programa. “O programa se complementa de forma estratégica ao nosso portfólio para garantirmos o máximo de oportunidades de conexão de mercado às startups brasileiras de todos os segmentos e regiões do país”, destaca Dario.

Conheça as empresas selecionadas

  • JettaCargo – Oferece um software de otimização de carregamento de contêineres e caminhões para otimizar a logística, reduzir os custos e as emissões de CO2.
  • Fine Instrument Technology – Utiliza a tecnologia de ressonância magnética nuclear no domínio do tempo (DT-NMR) para analisar a quantidade de óleo que uma amostra possui.
  • Bykonz – Concentra dados confiáveis de ativos marítimos em uma plataforma simples, prática e intuitiva para todos os stakeholders da indústria marítima, através de telemetria, IoT e indústria 4.0.
  • Yosen – Desenvolve sistemas inteligentes de entrega de bioativos por meio de nanotecnologia para a produção de suplementos vitamínicos e cosméticos inovadores utilizando ingredientes naturais e um processo sustentável.
  • Cognisigns – Ajuda a identificar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a plataforma V.E.R.A. (Virtual Empathic Robot Assistant), ferramenta que facilita o diagnóstico e auxilia profissionais de saúde e educação por meio de um chatbot capaz de realizar triagem digital.
  • Navalport – Oferece o Port Insight, plataforma inteligente de gerenciamento de hidrovias que integra e automatiza processos e fornece conhecimento, em tempo real, do status dos estágios operacionais para toda a comunidade portuária.
  • EletroBlocks – Facilita o ensino de programação e robótica ao usar blocos magnéticos que permitem a exploração de circuitos elétricos de forma divertida, fácil e segura.
  • Fastdezine – Entrega peças de comunicação on-line e off-line sob demanda para departamentos e agências de marketing corporativo, expandindo a capacidade de produção e o conhecimento da equipe de design e programação.
  • Desbrava.AI – Possui uma solução para micro e pequenas empresas que fornecem planejamento estratégico e direcionamento para redes sociais, através de IA e analytics.
  • BioUs – Biotech que trabalha com uma plataforma tecnológica focada na produção de biopolímeros a partir dos resíduos da produção aquícola intensiva e agroindústria, gerando produtos alinhados com nanopartículas e o ecossistema ESG.
  • Ris3d – Com uma patente internacional de inovação, resolve problemas de documentação obsoleta por meio de digitalização industrial, emitindo documentos confiáveis ​​conforme construídos em campo. Também possui simuladores ultra realistas em VR para otimizar tempo e custos com treinamentos de equipamentos complexos.
  • Netconv – Oferece um software para gestão de perecíveis para Darkstores. Com precificação antirresíduos (ESG), a startup informa o prazo de validade em tempo real nos marketplaces, focando na transparência e eficiência no comércio online.

Sobre o Sebrae Startups

A plataforma Sebrae Startups agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país.

Startup OutReach Brasil

O Startup OutReach Brasil é um programa de internacionalização e apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Criado em 2017, o programa já passou por Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Lisboa, Santiago, Toronto, Boston, Xangai, Nova York, Bogotá-Medellín, Chicago, Madri-Barcelona e Singapura. Atendeu quase 300 startups e gerou mais de US$ 25 milhões em negócios.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui