Por Sheylla Alves
Comunicação CFC
“A governança precisa chegar para todos, em todos os municípios, essa é a proposta do Pronagov. O Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov) visa levar de forma gratuita a governança para todos os municípios e pessoas por meio de cinco grandes iniciativas”, foi com essas palavras que a coordenadora do Comitê Mulheres da Governança da Rede Governança Brasil (RGB), Alzira Fernanda Brasil, iniciou o lançamento do Pronagov, em João Pessoa/PB.
Ela demonstrou como as cinco iniciativas promovem a governança em todo o país. A primeira delas e promoção do curso de Educação a Distância (EAD), que está disponível no site do programa; a segunda fase são as mentorias, que possuem o propósito de apoiar os prefeitos e prefeituras, secretários e todos os que são envolvidos na implementação da governança; em terceiro lugar está a formação dos agentes de governança; a quarta iniciativa visa a mensuração por meio do índice de governança municipal; e por último a premiação daqueles que implementaram a governança e conseguiram bons resultados e se destacaram.
A apresentação aconteceu durante a 13ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, no último dia 27 de outubro, que contou com participantes no evento presencial e na transmissão online. A intenção é que em 5 anos mais de 80% a população brasileira esteja em consonância com a governança e que isso se reflita nos mais diversos espaços públicos do país, com uma melhoria significativa na entrega das políticas públicas.
O Pronagov é 100% remoto, e no site é possível conferir todas as informações. Clique aqui.
Na sequência, Alzira Brasil iniciou a palestra sobre governança e seus mecanismos. “Nós não vivemos mais em uma sociedade analógica, e sim no mundo digital. As nossas crianças já estão vindo ao mundo pensando de forma digital. E para muitos de nós que nascemos e crescemos em mundo analógico pode ser difícil receber as novas tecnologias e isso é absolutamente natural”, destacou Alzira ao tratar das conexões promovidas pelo mundo digital, em que podemos nos conectar de qualquer lugar do mundo, e isso promove a conexão de ideias, a criatividade. Para ela, é necessário que o profissional esteja disponível à criatividade, pois é por meio dela que se desenvolve a capacidade de se modificar e resolver problemas e é disso que a governança precisa.
A palestrante mostrou que é necessário destacar algumas perguntas, por quê? como? e o que?, pois todas elas irão definir como dar ponto de partida para a implementação da governança. Inclusive citou a sustentabilidade para a construção de uma boa governança. Durante a palestra, Alzira definiu a pirâmide da governança, com três fases. A primeira, que é a base, trata do controle; a segunda, que está no meio diz sobre as estratégias; e no topo, fica a liderança. Para assistir a palestra na íntegra, clique aqui.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui