O Sebrae, que já é a sexta marca mais forte no país, continua investindo a sua credibilidade para impulsionar a valorização das micro e pequenas empresas brasileiras. Duas campanhas criadas recentemente e voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo ganharam agora destaque internacional. As ações “O Negócio Tá Preto” e “Ser Positivo Transforma”, realizadas pela equipe de redes sociais do Sebrae com a agência Moringa, destacaram-se em duas categorias do Prêmio Lusófonos de Criatividade.
A campanha “O Negócio Tá Preto”, que tem como objetivo a valorização do empreendedorismo negro, conquistou a prata na categoria responsabilidade social nas redes sociais. Já a ação Ser Positivo Transforma ficou com o bronze entre as campanhas de redes sociais. Os vencedores foram anunciados nesta semana, em Portugal.
A competição internacional celebra a criatividade e a excelência em publicidade, comunicação e marketing nos países de língua portuguesa. Veiculada em agosto em todas as redes sociais do Sebrae, a campanha “Ser Positivo Transforma” provocou uma grande onda de positividade digital, mostrando a importância dos retornos positivos para as marcas. O objetivo foi demonstrar como os engajamentos positivos, elogios e comentários podem traduzir-se em vendas reais para os pequenos negócios. Para fortalecer o movimento, a campanha contou com a participação de influenciadores que têm foco em ajudar os pequenos empreendedores.
A iniciativa ainda teve o depoimento de consultores e clientes do Sebrae apresentando diversos benefícios do ambiente digital positivo como a atração de novos clientes, construção de confiança, aumento de engajamento, melhor classificação nos resultados de pesquisa, impulso nas vendas, entre outros.
Força Preta
Já a ação “Negócio Tá Preto”, em setembro deste ano, abraçou a força do afroempreendedorismo para atacar de frente o conceito racista por trás da expressão “a coisa tá preta” e incentivar o empreendedorismo negro. A iniciativa foi criada apenas por colaboradores negros da agência. Influenciadores como Nina Silva, Jacira Doce, Hisan Silva e Maurício Bahia, também participaram. As peças traziam histórias reais de empresários, conversas sobre afroempreendedorismo, além de conteúdos de apoio. O movimento culminou com vídeo manifesto, no Dia da Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, que agora é reconhecido como feriado nacional.
De acordo com a analista de comunicação do Sebrae, Larissa Meira, as campanhas mostram o papel fundamental da entidade em levantar temas atuais e conscientizar os donos de pequenos negócios.
Assim como todas as estratégias de redes, as ações foram pensadas para incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios e atrair novos públicos para conhecerem os conteúdos do Sebrae. Mas ficamos especialmente orgulhosos de ver a onda de positividade e aceitação pela população negra, que tanto necessita de políticas de apoio e inclusão.
Larissa Meira, analista de comunicação do Sebrae.
Fonte: SEBRAE
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