Começar o ano com um bom planejamento de ações para vender mais ao longo do ano é essencial para quem empreende. Conhecer as principais datas que movimentam o mercado ajudam o empresário a se antecipar para não perder o “timing” das oportunidades. Outra aposta é o relacionamento com os clientes: as comemorações também contribuem para uma aproximação mais duradoura com o público consumidor, para negócios que se estendam além da data festiva.
São ao menos 50 datas, oficiais ou informais, com os mais variados temas: dia do Sexo, do Chocolate, do Autocuidado. Para auxiliar nesse planejamento, o Sebrae recomenda que o empreendedor organize um calendário personalizado para o seu negócio como uma ferramenta estratégica, permitindo que se programe e execute tarefas diárias com mais eficiência.
O mês de janeiro começa agitado com possibilidades para comércio e serviços em decorrência do verão, das férias e da volta às aulas. Além disso, o clima de pré-Carnaval começa a esquentar em várias cidades pelo país. Para quem empreende no setor de beleza, uma dica é aproveitar o 19 de janeiro, quando se celebra o Dia do Cabeleireiro, para dar visibilidade aos pequenos negócios do ramo.
O primeiro semestre do ano é marcado por outras datas importantes, como o Dia das Mães, Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia dos Namorados e Dia de São João. É preciso ficar atento às mudanças no calendário, pois 2024 é um ano bissexto. A sexta-feira de Carnaval, por exemplo, será dia 9 de fevereiro. A Páscoa, tradicionalmente em abril, neste ano será celebrada em 31 de março.
O segundo semestre, por sua vez, começa no clima da Olimpíada de Paris, com abertura marcada para 26 de julho e encerramento no dia 11 de agosto. O período é favorável para os negócios que atuam no setor de Alimentação e Bebidas, que também podem se beneficiar com o Dia Internacional do Chocolate, Dia da Pizza, Dia Internacional da Cerveja, Dia do Sorvete e Dia do Pão. Além disso, o período é marcado por grandes datas comerciais do varejo como o Dia das Crianças e a Black Friday.
Confira abaixo as principais datas para aquecer as vendas em 2024:
1º Semestre
Janeiro
7 – Dia do Leitor
14 – Valentine’s Day (Dia Mundial do Amor)
16 – Dia da Gula
19 – Dia Nacional dos profissionais da beleza (cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador)
30 – Dia da Saudade
Fevereiro
13 – Terça-feira de Carnaval
Março
8 – Dia Internacional da Mulher
15 – Dia do Consumidor
20 – Dia Internacional da Felicidade
31 – Páscoa
Abril
5 – Dia do Filho
13 – Dia do Beijo
Maio
12 – Dia das Mães
24 – Dia Mundial do Hamburguer
25 – Dia do Orgulho Nerd
Junho
7 – Dia Nacional do Vinho
12 – Dia dos Namorados
24 – Dia de São João
28 – Dia do Orgulho LGBTQIAPN+
–
2º Semestre
Julho
5 – Dia do Biquini
7 – Dia Internacional do Chocolate
10 – Dia da Pizza
13 – Dia Mundial do Rock
16 – Dia do Comerciante
20 – Dia do Amigo
24 – Dia Internacional do Autocuidado
26 – Dia dos Avós e abertura das Olimpíadas de Paris
31 – Dia do Orgasmo
Agosto
7 – Dia Internacional da Cerveja
11 – Dia dos Pais
18 – Dia da Informática
21 – Dia Internacional da Moda
Setembro
1 a 7 – Semana do Brasil (Black Friday Brasileira)
6 – Dia do Sexo
15 – Dia do Cliente
23 – Dia do Sorvete
Outubro
4 – Dia dos Animais
5 – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
12 – Dia das Crianças
15 – Dia do Professor
15 – Dia do Consumo Consciente
16 – Dia Mundial do Pão/Dia Mundial da Alimentação
29 – Dia do Livro
31 – Halloween
Novembro
1 – Dia do Veganismo
19 – Dia do Empreendedorismo Feminino
20 – Dia Nacional da Consciência Negra
29 – Black Friday/Cyber Monday
Dezembro
25- Natal
31 – Ano Novo
Fonte: SEBRAE
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