Por Sheyla Alves
Comunicação CFC
A Câmara de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) se reuniu durante o primeiro dia de atividades do Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil. Na oportunidade, realizaram uma análise abrangente dos projetos e ações para o ano de 2024. A reunião, presidida pelo contador Carlos Henrique do Nascimento, Coordenador e Vice-presidente da Câmara, destacou o compromisso contínuo com a melhoria da classe contábil.
Entre os temas em destaque esteve a resolução que colocou em vigor o Domicílio Eletrônico (D-e) em 2023. Os participantes revisaram, por meio de uma análise abrangente, a adesão dos profissionais da contabilidade ao sistema e propuseram melhorias para otimizar sua utilização, considerando-o uma “revolução organizacional para a comunicação de todos os profissionais”, enfatizou o coordenador da Câmara.
Outro aspecto relevante abordado foi o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), o Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e o Cadastro Nacional de Empresas de Auditores Pessoa Jurídica (CNAIPJ). A Câmara, responsável por examinar e julgar recursos das decisões dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) relacionadas aos registros dos profissionais da contabilidade e organizações contábeis, destacou a crescente demanda externa por qualificação profissional e registro nos cadastros nacionais.
Na circunstância, foi apresentada uma análise técnica sobre as próximas edições do Exame de Suficiência, que já está em fase de tratativas para 2024. Os presentes também citaram o edital que está em vigor do Exame de Qualificação Técnica (EQT), para auditoria e perícia, e ressaltaram que os interessados podem realizar as inscrições até o dia 7 de março de 2024.
Por fim, o projeto da Carteira de Identidade Profissional esteve em pauta, com os participantes examinando estatísticas sobre a adesão aos documentos digitais e à produção física. O Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil continua até 22 de fevereiro, com diversas outras atividades programadas.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui