Estar à frente de uma startup envolve lidar com diversos desafios, conquistas e, sobretudo, decisões cruciais. Uma delas, sem dúvida, é compreender se o exit é uma rota viável e, em caso afirmativo, qual é o momento ideal para dar esse passo tão importante.
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Sebrae Startups, 39% dos founders entrevistados afirmam não ter a intenção de vender suas startups, enquanto outros 22% declararam que certamente venderão suas empresas. Os 39% restantes acreditam que o exit depende de uma oportunidade.
De qualquer forma, determinar se é hora de vender ou permanecer no jogo é uma decisão que envolve estratégia, visão de futuro e uma série de reflexões. No sexto e último episódio da primeira temporada do podcast “A Jornada”, apresentado por Yuri Gitahy, fundador da Lean VC, os convidados Tiago Vailati, fundador da Hiper, e Orlando Purim Junior, fundador da Atar B2B, compartilharam suas experiências e visões sobre o delicado tema do exit, um marco na trajetória de muitos empreendedores.
Tiago e Orlando detalharam os caminhos percorridos desde a concepção de seus negócios até a escalada para o sucesso, incluindo a identificação do momento propício para o exit. Também falaram sobre garantia de liquidez, early exit e o complexo processo de negociação para concluir o acordo de venda, além de abordar o earn out e o cumprimento de metas no pós-exit.
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Orlando revelou como a solução da Atar evoluiu ao longo do tempo, destacando a mudança para o modelo B2B e como isso impulsionou seu crescimento. Ele enfatizou a importância de explorar as parcerias comerciais certas, que culminam em uma proposta de M&A por uma grande empresa.
O exit é como se fosse uma chancela de qualidade para a sua história. É uma fase que você deveria passar para ter maturidade, e isso abre muitas portas.
Orlando Purim Junior, fundador da Atar B2B.
Tiago compartilhou a jornada de sete anos da fundação até a venda da Hiper, ressaltando a tese de ser uma empresa de abrangência nacional focada em pequenos negócios. Explicou também que, apesar de o exit não estar no radar dos founders a princípio, a visão estratégica do negócio levou à identificação de possíveis interessados no mercado em que atuavam. Sobre o early exit, enfatizou que “é importante vender no momento certo, quando há interessados com capacidade de compra”.
Os convidados também discutiram o processo de negociação, destacando a importância do papel do advisor para manter a neutralidade e fluidez nas negociações. Além disso, foram exploradas ideias sobre como encarar o exit não apenas como o encerramento de uma jornada, mas como o começo de novas oportunidades. Tornar-se um executivo dentro da empresa adquirente ou abraçar a jornada de ser um investidor anjo são algumas das opções após um exit bem-sucedido.
Convidamos você a explorar conosco esses e outros insights, a fim de compreender os desafios, aprendizados e oportunidades que o exit reserva. Não deixe de conferir o sexto episódio do podcast “A Jornada”, disponível nas principais plataformas de áudio — Spotify, Apple Podcasts e Amazon Music — e no canal do Sebrae Startups no YouTube.
Sobre
A Jornada é um podcast do Sebrae Startups, plataforma que agrega todas as iniciativas do Sebrae no Brasil para startups, apresentado por Yuri Gitahy. Cada episódio conversa com empreendedores que trilharam caminhos difíceis quanto qualquer “startupeiro”. Com isso, o podcast busca apoiar e acompanhar founders de startups do MVP à escala com dicas e temas importantes.
Fonte: SEBRAE
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