Por Sheyla Alves
Comunicação CFC

Na manhã desta terça-feira (12), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) esteve presente na 1ª sessão extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2024. Durante o encontro, o ministro Luís Roberto Barroso anunciou a campanha “Se renda à infância 2024”, com o propósito de incentivar os contribuintes a destinarem parte do imposto de renda a fundos dedicados aos direitos das crianças e adolescentes. O CFC é parceiro do CNJ na iniciativa.

O conselheiro do CFC Adriano Marrocos representou a entidade na solenidade. Também participaram representantes da Receita Federal do Brasil (RFB), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Todas essas entidades se comprometeram a unir esforços para superar as metas estabelecidas para a campanha de 2024, baseando-se nos resultados alcançados no ano anterior.

Conselheiro Adriano Marrocos durante a sessão do CNJ

O objetivo principal da campanha é destinar recursos para financiar projetos sociais voltados para a promoção dos direitos e da cidadania da juventude. O ministro Barroso explicou que esses recursos serão aplicados em diversas áreas, como saúde, educação, capacitação profissional para jovens e combate à violência e ao trabalho infantil.

Para Adriano Marrocos, a colaboração entre as entidades é essencial para aumentar os recursos direcionados aos fundos da infância e adolescência. “Estamos envolvidos nessa campanha há muito tempo. Nosso papel aqui é divulgar e incentivar as pessoas a doarem, mas também temos que trabalhar com as prefeituras para que estejam aptas a receberem esses recursos”, afirmou.

Os contribuintes podem doar até 3% do imposto devido ao fisco de forma direta, sem custo adicional, para isso é preciso realizar a Declaração por Deduções Legais, que é a declaração completa.

No ano passado, mais de 3 mil fundos direcionados à infância e à adolescência receberam doações. Em 2024, os contribuintes podem realizar a sua destinação já a partir do primeiro dia de Declaração de Imposto de Renda, que começa nesta sexta-feira (15/3) por meio do programa disponibilizado pela RFB.  valor máximo a ser destinado é calculado automaticamente após o preenchimento das informações e pode ser direcionado para fundos em nível nacional, distrital, estadual e municipal.

Assista a sessão completa, clique aqui.

Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui