A data de 26 de março é marcada pela comemoração do Dia do Cacau, que chama a atenção para a importância do fruto tanto do ponto de vista histórico-cultural do país, quanto para a economia, gerando emprego e renda. Com a sexta maior produção de cacau do mundo, o Brasil possui em torno de 600 mil hectares cultivados e 75 mil produtores, sendo 60% de agricultura familiar.

Em estados do país onde a produção do cacau se destaca – como é o caso de Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia –, o Sebrae tem atuado para fortalecer os pequenos produtores e gerar maior competitividade para os negócios rurais. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Agronegócio e Alimentos e Bebidas do Sebrae Nacional, Claudia Stehling, os produtores recebem apoio para implementar melhorias no cultivo da amêndoa, com uso de práticas sustentáveis para diversificar a produção e acessar novos mercados.

“Nossa atuação é para a valorização de toda a cadeia produtiva, a fim de que a produção rural ganhe em qualidade, invista em boas práticas sustentáveis, mas também para que os produtos, como chocolates, nibs de cacau, entre outros, façam parte da gastronomia, sejam comercializados em pontos de varejo, além de adquiridos por restaurantes”, frisa.

A coordenadora acrescenta ainda que para promover produtos artesanais e diferenciados o Sebrae criou a plataforma “Do Brasil à Mesa – Produtos de Origem”, que funciona como uma vitrine virtual para pequenos produtores divulgarem seus negócios. A iniciativa é uma parceria com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Conheça aqui.

Chocolates especiais em alta

No sul da Bahia, na região de Ilhéus, a Fazenda Santa Rita é exemplo de produção que une a qualidade à sustentabilidade. Produzindo cacau há quatro gerações, desde 2016, a propriedade se dedica à produção de amêndoas de qualidade, com uso de manejo sustentável e condições de trabalho adequadas. Nos últimos anos, lançaram o chocolate especial Ju Arléo, marca que nasceu do espírito empreendedor da pequena Julia, de 7 anos, filha dos produtores Julianna e Lucas Arléo.

“Tem todo um trabalho que vai além da colheita e garante a qualidade do sabor da amêndoa. Isso se reflete na qualidade do nosso chocolate ‘Tree to Bar’, que significa da árvore até a barra, já que plantamos e produzimos o chocolate”, ressalta o produtor Lucas Arléo.

Ele conta que o Sebrae tem sido um parceiro do negócio ao oferecer soluções que ajudam na condução da gestão, mas também na abertura de mercados. “Conseguimos participar de grandes feiras e eventos nacionais para divulgar nossos produtos”, acrescenta.

Fonte: SEBRAE
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