O Sebrae/PR e o Festival de Curitiba, por meio da mostra Fringe, realizaram na quinta (4) e sexta-feira (5) a segunda edição das Rodadas de Conexões, dentro do 32º Festival de Curitiba, que reuniram num mesmo espaço companhias teatrais e artistas com curadores de empresas de várias partes do país. Ao todo, as rodadas geraram 480 encontros de negócios para companhias de teatro paranaenses, com expectativa de gerar até R$ 11 milhões, de acordo com a organização do evento.
“O processo resultou ainda em 52% de agendamento de futuras negociações, o que evidencia que as conexões iniciadas nas rodadas ajudam a movimentar o mercado cultural e trazem perspectivas reais de novas parcerias comerciais para as empresas do Paraná e Brasil”, destacou Márcia.
Gestor cultural e programador do teatro Firjan Sesi Centro, do Rio de Janeiro, Alessandro Martins marcou presença pelo segundo ano nas Rodadas de Conexões.
“O que me chamou atenção é que existe uma demanda crescente por teatro jovem, muitas companhias com projetos que conversam com esse público, o que é importante. O caráter diverso do Fringe ajuda nesse sentido também, reunindo grupos de todo o país”, avaliou Alessandro.
Elisa Volpatto representou o Instituto Brasileiro de Teatro (IBT), de São Paulo, e aprovou o formato e a diversidade das rodadas.
“É a primeira vez que participo de uma rodada como essa. É um contato de aproximação das companhias, para depois avançarmos mais. São muitas linguagens presentes, teatro de rua, de bonecos, de câmara, dá para a gente ter contato com tudo”, afirmou.
Mais de cem atrações gratuitas
O Festival de Curitiba encerrou sua 32ª edição nesse domingo (7), reunindo público recorde de 200 mil pessoas que assistiram às peças das mostras e participaram das demais ações do Festival, seja comprando ingressos, pelo sistema “Pague o Quanto Vale”, via vale ingressos ou nas mais de cem atrações gratuitas programadas, dentre espetáculos, cursos, oficinas, palestras, lançamento de livros e muito mais. Todos os 23 espetáculos da Mostra Lucia Camargo tiveram ingressos esgotados, algo inédito na história do Festival iniciada em 1992.
A edição 2024 superou expectativas de quem passou pelas mais de 300 atrações, seja nos 50 espaços reservados para o evento ou naquelas espalhadas pela capital paranaense durante os 14 dias de duração. Além disso, cidades da Região Metropolitana como Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais também foram contempladas com atividades.
Ao todo, o Festival de Curitiba gera mais de 2 mil empregos diretos e emprega mais de 1.800 trabalhadores da cultura, entre artistas, técnicos e produção.
Fonte: SEBRAE
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