Com o atendimento especializado voltado para as principais necessidades dos pequenos negócios, o programa Brasil + Competitivo, desenvolvido pelo Sebrae, registrou mais de 50 mil empresas acompanhadas no ano passado. Entre os resultados mais positivos, está o aumento do faturamento, em média, de 16%, dessas micro e pequenas empresas. Os resultados mais expressivos foram alcançados nos segmentos da Beleza, com um crescimento médio de 38% no faturamento; na área de Economia Criativa, com crescimento de 29% e artesanato, com 26%.

O analista de Competitividade do Sebrae Nacional Alberto Vallim destaca que qualquer empresa sempre tem pontos para aprimorar nos diversos aspectos de gestão. No entanto, ele ressalta que cada segmento econômico pode ter prioridades diferentes. Além do atendimento pontual de milhões de pequenos negócios brasileiros, Vallim esclarece que o Sebrae também oferece atendimento a partir das necessidades específicas e da realidade de cada segmento, como agronegócio, construção civil, moda, artesanato, entre outros.

“Com o Brasil + Competitivo, queremos nos aproximar cada vez mais das empresas e entender às suas principais necessidades, para disponibilizar soluções específicas para seu segmento econômico e contribuir com seu crescimento”, explica. Ao todo, o Sebrae já avaliou e colocou em prática mais de 500 iniciativas, como o programa Agente Local de Inovação no ambiente Rural ou o projeto de Conexões Corporativas, que promove a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios nas cadeias de valor de grandes empresas.

Em sintonia com o mercado

O produtor musical Rodrigo Alves é proprietário do Rac Lab. Foto: divulgação.

Na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em Campo Grande, o produtor musical Rodrigo Alves Cruz é dono do Rac Lab, um laboratório musical que, durante a pandemia, produziu a música gospel “Estamos de pé” que até o momento já alcançou 27 milhões de visualizações no YouTube.

Ele conta que sempre buscou conhecimento para crescer no mercado da música, diante das dificuldades para se profissionalizar no ramo da produção musical. No ano passado, o músico empreendedor se inscreveu no projeto “Música Tocando Negócio”, iniciativa do Sebrae RJ para capacitação em gestão de músicos, produtores musicais, compositores, produtores culturais e gestores, em parceria com a Rio Music Academy. As temáticas abordadas incluíram gestão de carreira, planejamento estratégico, planejamento financeiro, marketing digital e branding, vendas de shows, e elaboração de projetos para captação de recursos.

Com grandes projetos em andamento, Rodrigo revela que somente de janeiro a abril deste ano, a empresa já faturou mais do que o total de ganhos em 2023. “Tive a oportunidade de aprender como montar um orçamento de uma forma mais profissional e elaborar planilhas de gestão que apresentem números relevantes para o crescimento do meu negócio. Além disso, gostei muito das capacitações sobre branding. Tudo contribuiu para mudar o nosso modelo de atendimento para entender melhor as necessidades do cliente e potencializar um projeto musical a longo prazo”, ressalta.

O produtor musical revela que, desde então, o estúdio tem trabalhado com uma visão 360º do negócio, com objetivo de suprir deficiência do próprio mercado, com serviços também no audiovisual.

De acordo com a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio, Carolyne Gomes, a atuação no cenário musical exige um elevado grau de inovação, destacando-se como uma convergência de iniciativas que estimulam a exploração eficaz e eficiente de novas ideias e práticas na indústria do entretenimento.

“Identificamos a urgência de implementar ações estratégicas para promover a inovação nos processos internos desses pequenos negócios, com o objetivo de garantir que os empresários estejam alinhados às expectativas de consumo no âmbito do entretenimento”, considera.

Fonte: SEBRAE
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