Cerca de 100 lideranças e agentes técnicos do Sistema Sebrae de 20 estados concluem nesta quinta-feira (25), em Guaxupé e Cabo Verde (MG), o 2º Encontro Nacional dos Territórios Empreendedores que acontece nas regiões centro-oeste e sudoeste de Minas. De segunda-feira (22) até hoje, o grupo percorreu cinco cidades mineiras, conhecendo diferentes ações de desenvolvimento local dos pequenos negócios. A ideia é, de volta aos seus respectivos territórios, colocar em prática experiências que conheceram durante as visitas e nos contatos com colegas dos diferentes pontos do Brasil.

De posse desse leque de ações, cada participante compartilhará com demais lideranças dos seus territórios aquelas ações que se aplicam aos seus ambientes de negócio, conforme as estratégias locais definidas em cada um dos 70 Territórios Empreendedores já instalados, envolvendo 737 municípios. Em todo o Brasil, já são cerca de 3 mil lideranças (empresários, representante de organizações empresariais e do terceiro setor, líderes religiosos e todos aqueles que participam ativamente do desenvolvimento de suas regiões) envolvidos nesta governança de gestão dos Territórios Empreendedores.

Lago de Furnas, em Minas Gerais. Credito: Leandro Couri/SEBRAE.

No Território da Conexão Sudoeste, por exemplo, as lideranças envolvidas na construção da agenda de trabalho da região entenderam que para o desenvolvimento do pequeno negócio é preciso investir em melhorias na infraestrutura regional voltadas para a produção de café e queijo, varejo, turismo e gastronomia. Para se ter uma ideia da importância do pequeno negócio nesta região, somente nos 19 municípios da microrregião de Passos (onde estão parte dos municípios banhados pelo Lago de Furnas) existem mais de 30 mil pequenos negócios, a grande maioria voltada para a área de serviços.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui