Com o propósito de fomentar a bioeconomia e a inovação na Amazônia, Manaus vai receber a primeira edição do Inova Amazônia nos dias 9 e 10 de maio. A conferência vai expor mais de 80 negócios da região focados em promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico que respeite os ecossistemas amazônicos e as comunidades locais.

A conferência promove conexões e networking entre negócios que requerem uma abordagem desafiadora, como a de levar em consideração tanto as oportunidades econômicas quanto os desafios ambientais e sociais únicos da região amazônica. O Inova Amazônia é uma realização do Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde, a Finep e a Rede Amazônica.

O Inova Amazônia é um exemplo de estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. No total, já foram investidos R$ 23 milhões em ações de aceleração, bolsas, eventos, Sebraetec e missões internacionais.

De acordo com o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o evento do Inova Amazônia é uma excelente oportunidade para estimular o surgimento de soluções sustentáveis e fortalecer ainda mais o empreendedorismo na região. “Manaus será o epicentro deste encontro, que reunirá diversos atores nacionais e internacionais comprometidos com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico responsável da Amazônia. Reconhecemos o potencial local para liderar a bioeconomia global, e o Inova Amazônia é uma plataforma extremamente importante para explorar novos modelos de negócios, produtos e serviços que valorizam nossa região e sua biodiversidade única”, salientou Bruno.

Para a superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, o evento é um reconhecimento desse protagonismo do ecossistema de inovação dos negócios locais. “Sabemos que a região amazônica tem uma vocação natural para a bioeconomia. Afinal, temos o bioma com a maior biodiversidade do mundo. Isso abre portas para novos modelos de negócios, para a descoberta de novos insumos e para a inovação no sentido mais amplo. E o Inova Amazônia é o evento ideal para entendermos melhor a atuação das empresas dentro dessas abordagens, negócios e produtos que valorizam nossa região e a floresta, evitando o desmatamento e as emissões de carbono, contribuindo para o clima e para sustentabilidade”, destacou Ananda.

Para impulsionar os negócios locais, o Inova contará com convidados renomados e que poderão oferecer insights valiosos em palestras. São eles: O economista e líder da Unidade de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo (PUND) no Brasil, Cristiano Prado; o professor de biotecnologia do Instituto Federal de Tocantins (IFTO), Eber Eurípedes de Souza;  o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira; a conselheira do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), Elizabeth Ritter; o Líder de Operações do Instituto Amazônia+21, Fernando Penedo; o vice-presidente da AmapaTec, Frank Portela; A Embaixadora da Gênese Jornada Amazônia, Hellen Almada;  o gerente na área de Planejamento e Relações Institucionais na EMBRAPII, José Meneses ; a advogada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Juliana Zamboni; o Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Odir Dellagostin; a gerente regional de vendas nos Correios do Amazonas, Susyelle Pereira Xavier; Criador da Ecodots com soluções ligadas ao clima, Paulo Araújo Filho; o historiador – Rodrigo Rollemberg; o coordenador de projetos no Centro de Economia Verde na Fundação (CERTI), Victor Augusto Moreira; a publicitária com experiência em Moda, Yara Coutoç; e o Co-Founder e CEO da Um Grau e Meio, Osmar Bambini;

Desenvolvimento sustentável com inovação

Para impulsionar o mercado da bioeconomia na região, o Sebrae conta com programas que estimulam o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis por startups e pequenas empresas. Com o objetivo de estimular essas soluções, a instituição desenvolve, desde 2022, o Inova Biomas, uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento sustentável e a inovação nos biomas brasileiros por meio do suporte e incentivos para o surgimento e o crescimento de negócios que estejam alinhados com a conservação ambiental, a valorização da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Já foram apoiados mais de 800 projetos de bioeconomia, entre ideias de negócios e empresas inovadoras.

Outro destaque é o Programa Catalisa ICT, que tem como objetivo promover a geração de novos negócios a partir do conhecimento científico e tecnológico gerado pelos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). No contexto da bioeconomia, o programa apoia uma quantidade relevante de empresas do segmento que estão buscando desenvolver novos produtos a partir de recursos naturais renováveis, processos de produção mais eficientes e sustentáveis, além de tecnologias que promovam a conservação ambiental e o uso responsável dos recursos naturais.

O evento contará ainda com um espaço de integração com as comunidades. Como o 1º workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Amazonas, onde serão apresentados conteúdos sobre o desenvolvimento de comunidades e o papel delas para o ecossistema de cada região.

Serviço:

Evento: Inova Amazônia

Data: Dias 9 e 10 de maio

Local: Centro de Convenções Vasco Vasques, Manaus.

Mais informações: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia/eventoinovaamazonia

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui