O início da manhã desta quinta-feira (6), o Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, foi marcado por um bate-papo promovido pelo Sebrae sobre brasilidade, criatividade e empreendedorismo. A atriz Regina Casé e o comunicador e profissional de moda Dudu Bertholini foram os convidados para conversar com a plateia e com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto.

Com o tema “Brasilidade na tela Sebrae”, eles debateram sobre como a brasilidade faz com que os empreendedores brasileiros criem soluções criativas e inovadoras para o país.

A brasilidade tem que servir como combustível. Tem que dar coragem. Isso é importante para a vida e para o negócio. Usar a brasilidade como confiança e autoestima.

Regina Casé, atriz

A atriz comentou que no início dos anos 2000, antes mesmo do surgimento dos aplicativos de entrega de comida, conheceu jovens que viviam em uma comunidade no Rio de Janeiro e que por meio de uma lan house criaram um modelo de entrega de alimentação que era feito pelo antigo Orkut. “Quando chega para o brasileiro uma nova tecnologia, ele consegue se apropriar dela com muita criatividade”, observou a Regina.

Brasilidade e empreendedorismo em alta na Rio2C
O gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, mediou o debate com Regina Casé e Dudu Bertholini. Foto: Humberto Teski

Dudu Bertholini destacou que o Brasil é um país cheio de ineditismo e que tem uma característica única de empreender e criar. “O que ainda falta no nosso país é que essa criatividade aconteça de forma perene e com menos desigualdade”, frisou o especialista. Dudu ainda citou exemplos de empreendedores da moda que usam inovação e brasilidade nos produtos que desenvolvem de forma sustentável e inclusiva.

 Quando o artesanato dá as mãos para a responsabilidade social e para a criatividade, vira um case de sucesso.

Dudu Bertholini, comunicador e profissional de moda

O gerente de Relacionamento destacou que o Brasil é uma país de alma empreendedora e que o diferencial dos pequenos negócios brasileiros é a brasilidade.

Essa brasilidade contagia a nossa força empreendedora com o jeitinho brasileiro de empreendedorismo.

Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae

Ele pontuou que, atualmente, existem no Brasil 150 mil pequenos negócios da economia criativa que são responsáveis pela geração de 7,5 milhões de empregos. “São dois Uruguais de pessoas envolvidas em economia criativa no país.

Mais Sebrae na Rio2C

Amanhã (7), em um brunch, o Sebrae receberá cerca de 150 convidados em uma experiência imersiva de brasilidade. Na entrada do espaço, serão instaladas telas que reproduzirão conteúdos do Sebrae. Para descontrair o ambiente, um DJ ficará responsável por tocar clássicos da música brasileira. Todos os convidados deverão preencher um cadastro rápido na entrada e receberão um material promocional na saída.

Além disso, entre os dias 4 e 7 de junho, o Sebrae conta com uma sala exclusiva no Business Hall para divulgar as ações do Polo de Economia Criativa e do projeto Objetiva Empreendedorismo em Foco. O espaço também possibilitará receber os empresários para apresentarem seus projetos antes das rodadas de negócio ou pitchings, recebendo dicas para se sobressair com seu comprador de forma que possibilite gerar negócios.

Economia Criativa no Sebrae

As ações do Polo de Economia Criativa do Sebrae englobam consultorias, orientações técnicas e fóruns para mais de 700 municípios de todo o Brasil, com o objetivo de facilitar o acesso à gestão de R$ 20 bilhões de recursos federais voltados à Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195/2022) e ao Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), com foco nas indústrias criativas. Além disso, o Sebrae tem o Projeto Objetiva Empreendedorismo em Foco, um curso à distância que qualifica o público do audiovisual.

Fonte: SEBRAE
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