Está liberada, a partir desta sexta-feira (16), a realização de campanha para as eleições municipais em todo o país. No total, mais de 451 mil pessoas registraram suas candidaturas para vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. Para apoiar os futuros gestores e legisladores, o Sebrae preparou o Guia Candidato Parceiro do Pequeno Negócio, que tem o objetivo de apresentar propostas práticas que podem ser incorporadas nas campanhas e nos Planos de Governo de modo que o candidato se apresente como um aliado das micro e pequenas empresas.

No total, os pequenos negócios representam cerca de 20,9 milhões de estabelecimentos no Brasil e são responsáveis por seis em cada dez empregos no país, além de contribuírem com cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Esses dados demonstram a importância do setor para a economia local.

Acesse o Guia Candidato Parceiro do Pequeno Negócio aqui.

O material elaborado pelo Sebrae faz parte de uma estratégia de relacionamento da instituição com os próximos governantes municipais. O objetivo é trazer para o centro do debate o empreendedorismo e o compromisso do candidato com a melhoraria da qualidade de vida da população e a geração de mais emprego e renda, a partir da agenda do desenvolvimento socioeconômico sustentável.

O documento traz propostas em 13 temas diferentes: Compras Governamentais, Cooperativismo e Crédito, Empreendedorismo Feminino e Diversidade, Empreendedorismo na Escola, Gestão Municipal, Inclusão Socioprodutiva, Inovação, Lideranças Locais, Marketing Territorial, Microempreendedor Individual (MEI), Sala do Empreendedor, Simplificação e Desburocratização e Sustentabilidade.

Cidade Empreendedora

Além do guia, o Sebrae executa o Programa Cidade Empreendedora, que tem foco na atuação em rede para transformação do ambiente de negócios e territórios, com impactos positivos na geração de emprego e renda.

Entre as ações que podem ser realizadas nos municípios por meio do Cidade Empreendedora estão a implementação da educação empreendedora nas escolas, o incentivo para que os pequenos negócios participem e tenham prioridade nas compras governamentais e a instalação de Salas do Empreendedor – que já somam 3,2 mil unidades apoiadas pelo Sebrae em todas as regiões do país e que realizaram, só em 2023, 13 milhões de atendimentos.

Fonte: SEBRAE
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