Com o tema “Construindo Novos Destinos”, a terceira edição do Inspira Ecoturismo começou na terça-feira (10), reunindo um público de 550 pessoas no Centro de Convenções de Bonito. O evento se estende até o dia 14 de setembro, com painéis, salas temáticas, rodadas de negócios, expositores, visitas técnicas para exploração dos atrativos da região e muito mais, comprovando o potencial de Mato Grosso do Sul para o ecoturismo.
O Inspira Ecoturismo é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Referência em Ecoturismo, sendo uma oportunidade única para empreendedores e gestores do setor se conectarem, trocarem experiências e descobrirem novas práticas e inovações.
“É o maior evento de ecoturismo do Brasil que trazemos aqui para Bonito. Estamos conectando empresas locais com o mercado, trazendo gestores de vários estados brasileiros para podermos compartilhar boas práticas, inspirar novos destinos para o nosso ecoturismo, discutindo pautas para essa importante atividade econômica, que tanto interfere no desenvolvimento dos territórios e contribui com o faturamento das pequenas empresas”, destaca a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.
Durante a abertura, autoridades destacaram Bonito como um modelo de sucesso para o ecoturismo. “Bonito é realmente um caso de sucesso que traz boas práticas para todo o Brasil. Nós precisamos ter outros destinos para que tenhamos um ecoturismo e um turismo de aventura brasileiro mais competitivo no mercado internacional. Porque o Brasil é um país, não é só essa imensidão territorial, é um país com vocações. Nós somos protagonistas daquilo que nós temos vocação para ser”, avalia a coordenadora do Núcleo de Serviços e Economias de Futuro da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro.
O diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, enfatizou a importância do ecoturismo na economia local. “O ecoturismo é o nosso principal segmento. A natureza é o nosso plano de fundo, a nossa diversidade é o nosso diferencial. A gente tem uma capacidade de oferta muito bem-organizada, profissionalizada, e as pessoas vivem do ecoturismo. Estudos mostram que o ecoturismo é um dos segmentos que mais deixam o recurso no local. São os locais, os pequenos negócios, que fazem o ecoturismo, o turismo e a natureza acontecer na região.”
São parceiros nesta edição o Ministério do Turismo, a Embratur, a Associação Internacional de Turismo de Aventura, a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, a Fundação Grupo Boticário, Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), entre outros.
Turismo e Sustentabilidade
Mato Grosso do Sul é um dos estados de maior destaque para o ecoturismo: 83% das empresas atuam com a atividade e ela representa 70,8% do faturamento – ou seja, 4 a cada 5 empresas atuam com o segmento e o impacto no faturamento é maior que a média nacional. É o que aponta a pesquisa Ecoar, desenvolvida em 2023 pelo Polo Sebrae de Ecoturismo e importantes parceiros do segmento. Os dados da pesquisa foram compartilhados durante o primeiro dia de Inspira Ecoturismo, em uma coletiva para a imprensa.
Para quem é empresário local, todo esse cenário rende oportunidades, mas, acima de tudo, é necessário responsabilidade. “Vejo o tamanho desse evento e da responsabilidade do empresário de explorar de forma positiva os recursos naturais deste lugar. Empreender requer um sentimento de que este lugar precisa ser cuidado e o Inspira vem corroborando com isso, unindo o empresário em torno de um tema que para nós é crucial. Presto serviços em diversos atrativos turísticos, tenho meu próprio restaurante e eu vejo pais, filhos, netos, sobrinhos envolvidos nessa cadeia orgânica que é o turismo, me encanto em ver quanto nós respiramos o turismo”, afirma o vice-presidente do COMTUR de Bonito, Sylvio Trujillo.
A sustentabilidade no turismo foi um ponto crucial discutido, com a necessidade de colaboração entre os setores público e privado sendo amplamente reconhecida. “A gente sabe que o ecoturismo é o tipo de turismo que mais cresce no mundo hoje. Então, o Ministério enquanto órgão formulador das políticas públicas do turismo em nível federal tem um papel importante, por isso temos parcerias com o Ministério do Meio Ambiente e ICMBio, para que a gente possa, de fato, fortalecer e posicionar o Brasil enquanto um destino competitivo no mercado internacional, e aí trabalhando em conjunto com a Embratur”, destaca a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana de Melo Oliveira.
“O mundo que foi construído nos últimos 200 anos foi construído talvez em cima de prosperidade, recursos. E isso nos trouxe um quadro que nós temos hoje. Então, eu acho que o Brasil tem uma oportunidade gigante de repensar o que nós queremos fazer com o turismo brasileiro. O temos aqui é de oportunidade, mas precisamos de políticas públicas sólidas, consistentes, de longo prazo, de compromisso com a iniciativa privada, porque a iniciativa privada tem uma sensibilidade muito grande”, completa o diretor-executivo da Abeta, Luiz Del Vigna.
Inspira Ecoturismo
Com um histórico de sucesso, a edição anterior do Inspira Ecoturismo contou com mais de 1.700 participantes e gerou uma receita estimada em R$ 2 milhões para o destino. A expectativa para 2024 é que o evento continue a promover a troca de conhecimentos e a implementação de práticas inovadoras e sustentáveis no ecoturismo, consolidando ainda mais Bonito/MS como um polo de turismo sustentável. Para participar, os interessados devem se inscrever em: inspira.ms.sebrae.com.br.
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui